Close Menu
AgroMulher
  • Início
  • Categorias
    • Agro Mulheres
    • Liderança Feminina
    • Carreira
    • Gestão
    • Universo Agro
    • Agromulher
    • T.I. no Agro
    • Marketing
    • Whitepapers
  • Eventos
    • Semana Digital Mulheres do Agronegócio
    • 1° Congresso Digital do Agronegócio
    • AgroMeeting 1
    • Agromulher Voice
    • AgroMulher Academy Week
    • Congresso Agrodigital
    • Agromulher Academy: Mulheres na gestão da Pecuária Leiteira
      • Agromulher e Ideagri lançam evento online e gratuito: Mulheres na gestão da pecuária leiteira
  • Mídias
  • Parceiros
  • Sobre Nós
    • Mídia Kit
  • Contato
    • Podcasts
Facebook X (Twitter) Instagram
terça-feira, 20 maio 2025
  • Contato
  • Sobre Nós
Facebook Instagram LinkedIn YouTube
AgroMulher
  • Início
  • Categorias
    • Agro Mulheres
    • Liderança Feminina
    • Carreira
    • Gestão
    • Universo Agro
    • Agromulher
    • T.I. no Agro
    • Marketing
    • Whitepapers
  • Eventos
    • Semana Digital Mulheres do Agronegócio
    • 1° Congresso Digital do Agronegócio
    • AgroMeeting 1
    • Agromulher Voice
    • AgroMulher Academy Week
    • Congresso Agrodigital
    • Agromulher Academy: Mulheres na gestão da Pecuária Leiteira
      • Agromulher e Ideagri lançam evento online e gratuito: Mulheres na gestão da pecuária leiteira
  • Mídias
  • Parceiros
  • Sobre Nós
    • Mídia Kit
  • Contato
    • Podcasts
AgroMulher
Home»Universo Agro»Mesmo na pandemia, consumo de café cresceu 35% em março, diz Abic
Universo Agro

Mesmo na pandemia, consumo de café cresceu 35% em março, diz Abic

Marluce Corrêa RibeiroBy Marluce Corrêa Ribeiro15 de abril de 2020Updated:15 de abril de 2020Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Café

Demanda no varejo para o consumo dentro de casa compensou a retração com o fechamento de bares, restaurantes e cafeteria, afirma presidente da entidade

Texto: Revista Globo Rural

Adaptação: Marluce Corrêa Ribeiro

O café manteve sua preferência na decisão do consumidor em meio à crise trazida pelo coronavírus. Mesmo com a mudança no consumo, que deixou as cafeterias e se concentrou no lar, por conta das restrições de movimentação nas cidades, o consumo do produto aumentou 35% em março, de acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Ricardo de Souza Silveira, em entrevista ao vivo ao Globo Rural no Instagram, na última terça-feira.

“Isso é atípico, mas foi devido à quarentena. Tivemos alguns problemas pontuais, porque, em algumas cidades que fecharam todo o comércio, não tinha como os caminhões entrarem com a matéria-prima e deslocar até a indústria. Mas o mercado voltou à normalidade. O abastecimento está normal”, disse ele.

Silveira descartou a possibilidade das indústrias de café terem problemas mais significativos por conta da pandemia do coronavírus. Avaliou que podem ocorrer dificuldades de logística, afetando a entrega de um ou outro produto, mas que seriam pontuais.

O executivo pontuou, no entanto, que, apesar do consumo dentro de casa compensar a queda na demanda fora, há uma preocupação da indústria com a situação das cafeterias. Explicou que esses estabelecimentos costumam trabalhar com uma bebida de qualidade superior e poucas opções de produtos além do café. Silveira informou ainda que a Abic tem procurado parcerias para incentivar o delivery, embora reconheça que esse tipo de serviço não é tão comum quando se trata do varejo de café.

Segundo o presidente da Abic, a expectativa para os próximos meses é de manutenção dos níveis de consumo. Mas ele admite que a indústria está receosa em relação à situação econômica dos consumidores. Não significa, disse ele, que o brasileiro deixará de tomar café, mas pode reduzir a quantidade consumida diariamente.

“Apesar do café significar pouco em matéria de preço no consumo das famílias, estamos um pouco receosos. Mas a expectativa é de manter os níveis do ano passado”, afirmou.

Safra

O presidente da Abic manifestou expectativa positiva em relação à safra de café, que está na fase inicial da colheita deste ano. Na avaliação dele, será um ano de produção maior e de melhor qualidade. Para Silveira, a oferta maior não deve significar uma pressão sobre os preços do mercado, já que a indústria precisa de grão de melhor qualidade e o Brasil tem esse produto para oferecer.

“Esqueça isso, que o volume vai levar o preço em baixa. Não vai levar. O café caiu no gosto do mundo e o Brasil tem condições de oferecer esse café. Produtor, não se preocupe com essa ideia de que esse volume vai derrubar preço. Vamos fazer uma grande qualidade”, afirmou.

Questionado sobre a posição da indústria diante dos atuais níveis de preço do café, Ricardo de Souza Silveira disse apenas que o melhor preço é aquele com o qual se remunera toda a cadeia, inclusive o produto. E que o mercado estaria melhor com uma cotação mais equilibrada do dólar.

“Agora está no chamado vazio do café porque estamos próximos da chegada de uma grande safra. Vamos dizer que os preços estejam bons, mas no sentido que há uma grande variação cambial”, afirmou. Na visão do presidente da Abic, o produtor deve trabalhar para tirar seu café da condição de commodity e procurar agregar valor pela qualidade. Uma das recomendações é participar de concursos de qualidade, como os promovidos pela própria associação. Segundo ele, a indústria tem interesse em fazer parcerias, inclusive com os cafeicultores de menor porte.

Colheita e coronavírus

Em relação às recomendações de segurança relacionadas à pandemia de coronavírus, Silveira afirmou que os produtores maiores estão mais preparados e estruturados em relação aos procedimentos a serem adotados para garantir a colheita. Para os pequenos produtores, diz ele, a orientação é procurar as entidades ligadas à agropecuária, que têm um trabalho de orientação a respeito da prevenção contra a doença

“O grande produtor se profissionalizou, extremamente profissional, talvez no mundo não haja alguém igual. Pode ter certeza de que todas as medidas de vigilância sanitária serão tomadas. Os sindicatos rurais estão orientando os pequenos. Tem cidade que não tem nenhum caso de coronavírus e trabalha de uma forma um pouco diferente de lugares onde já possa ter a pandemia mais evoluída”, explicou o executivo.

Foto: Pixabay

agro AgroMulher Café Colheita Coronavírus Do Campo Mulher do campo Pandemia Vendas
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Previous ArticleEmbrapa em 5 minutos #14
Next Article AgroMeeting 1 é sucesso de público e aborda temas importantes em tempos de crise
Marluce Corrêa Ribeiro

Filha de produtores rurais, técnica em agropecuária, jornalista e estudante de Agronomia.

Related Posts

Democratizando o Conhecimento com o Evento Online

21 de outubro de 2024

Impacto no Desenvolvimento de Lideranças Femininas no Agronegócio

7 de outubro de 2024

Caravana AgroMulher reúne mais de 150 mulheres em Goiânia

5 de abril de 2024
Leave A Reply Cancel Reply

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Clube AgroMulher
Jornada Empreendedora – Agromulher + Sebrae
Inscreva-se na Jornada Empreendora da Mulher do Campo
AGROMULHER ACADEMY: MULHERES NA GESTÃO DA PECUÁRIA LEITEIRA
AGROMULHER ACADEMY WEEK
AGRODIGITAL MEETING
UNIVERSO AGRO

Revista VetDiversa #2: projeto Pecuária Sustentável

By AgroMulher19 de janeiro de 2023

A VetBR, a mais completa distribuidora de produtos para saúde animal do país, lança a…

Agromulher Magazine #2: Pecuária Sustentável, Mercado de Carbono e Núcleo Feminino

By Daniela César Lara11 de janeiro de 2023

Liderança, Gestão e Sustentabilidade: a Mentoria Mais Você no Campo já está no ar!

By AgroMulher3 de outubro de 2022

A evolução do Agronegócio Brasileiro com emoção!

By AgroMulher2 de setembro de 2022
CARREIRA

Janeiro branco: como está sua saúde mental e emocional?

By Marluce Corrêa Ribeiro29 de janeiro de 2024

Em um país onde quase 19 milhões de pessoas são acometidas por ansiedade e depressão,…

Transformando sua carreira: como construir uma marca pessoal que brilhe no LinkedIn

By AgroMulher13 de setembro de 2023

Desvendando os Desafios: Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego de Sucesso

By AgroMulher14 de agosto de 2023

Maternidade e carreira: como conciliar papéis?

By Marluce Corrêa Ribeiro8 de maio de 2022
GESTÃO

Sua Propriedade Está Preparada para Crescer? Comece pela Gestão Financeira!

By AgroMulher21 de novembro de 2024

O crescimento sustentável no agronegócio exige mais do que boas práticas agrícolas; é preciso ter…

Mulheres no agronegócio: cinco executivas de sucesso que conseguiram chegar ao topo

By Elayne Oliveira15 de fevereiro de 2023

Mercado de Carbono

By AgroMulher13 de dezembro de 2022

Mercado de Carbono

By AgroMulher30 de novembro de 2022
Menu
  • Início
  • Sobre Nós
  • Notícias
  • Mídia Kit
  • Parceiros
  • Contato
Facebook

AgroMulher

Copyright © 2021. AgroMulher - Todos os direitos reservados.  

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.