Sempre falamos aqui o quanto o agronegócio é imprevisível e o quanto as atividades deste setor são permeadas por riscos de diversos tipos. As geadas ocorridas em diversas regiões nos últimos tempos são prova desta imprevisibilidade e dos riscos constantes a que a agricultura está sujeita. Mas especificamente neste conteúdo de hoje, traremos para você a importância de assegurar aqueles bens que são sua garantia perante os bancos e financiadoras. Já ouviu falar do seguro de penhor rural? Sabe como ele funciona? Continue sua leitura e saiba porque é importante manter seus bens de garantia em segurança
Dentro do agronegócio, os produtores investem, frequentemente, em novos maquinários, veículos e insumos que demandam valores significantes que são, muitas vezes, acessados pelos produtores por meio do crédito agrícola oferecido pelas instituições financeiras. Diante da contratação destes financiamentos, muitas vezes, os produtores colocam seus bens de maior valor ou até mesmo sua produção como garantia de que, em caso de não pagamento da conta em aberto, o banco ou instituição financeira receberá de alguma forma o referido valor.
Neste cenário, qualquer problema que comprometa a produção ou algum acidente que venha a comprometer o maquinário dado como garantia, pode vir a ser um grande problema para o produtor, que pode não ter outros meios para quitar o valor em aberto do financiamento. E é aí que entra o seguro de penhor rural. Uma categoria dentro dos seguros disponíveis ao produtor que permite que ele assegure seus bens dados como garantia.
Vale ainda ressaltar que a obtenção de crédito muitas vezes é facilitada pelo seguro de penhor rural, uma vez que em caso de sinistro, o seguro vai cobrir perdas e danos do bem empenhado, indenizando o credor. Imagine, por exemplo, que um agricultor obtém crédito junto a um banco para adquirir uma colheitadeira. Esta máquina fica como garantia de financiamento. Por uma fatalidade, ocorre um incêndio que acarreta a perda da máquina. Neste caso, a seguradora indenizará o banco. E isto, além de ser bem visto pelos bancos, gera maior segurança financeira nos negócios para o produtor.
Mas quais são as regras para o seguro do penhor rural?
De acordo com documento da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), os bens oferecidos como garantia na operação de tomada de crédito devem estar relacionados diretamente à atividade exercida pelo produtor, seja ela agrícola, aquícola, florestal ou pecuária. Dentro de suas respectivas atividades, muitos são os bens que o produtor pode dar como garantia de crédito e que, no caso da contratação do seguro de penhor rural, pode ser protegido pela cobertura desta apólice. São eles:
- todo tipo de construções relacionadas à atividade rural exercida;
- embalagens utilizadas na produção (cheias ou vazias);
- máquinas e equipamentos agrícolas (estacionários, móveis ou rebocáveis);
- residências do produtor ou de empregados da propriedade;
- veículos rurais (mistos ou de carga);
- produtos colhidos, abatidos ou beneficiados.
Por outro lado, esta modalidade de seguro não cobre:
- animais vivos
- terras;
- lavouras e plantações em pé e respectivos produtos não colhidos;
- obras de represamento de águas e de dejetos;
- embarcações aquáticas e aeronaves, inclusive seus acessórios, peças e componentes;
- veículos destinados exclusivamente a transporte de pessoas;
- explosivos;
- pastagens;
- bens não oferecidos em garantia de operações de crédito rural
Quais danos ou perdas estão sob a cobertura deste seguro?
Há especificidades de cobertura a depender do bem incluso na contratação do seguro. Entretanto, de forma geral, estão cobertos pelo seguro de penhor rural as perdas e/ou danos causados aos bens segurados decorrentes diretamente dos seguintes eventos:
- incêndio acidental;
- queda de raio;
- explosão de qualquer natureza e origem;
- tromba d’água;
- vendaval;
- granizo;
- chuva excessiva;
- inundação e alagamento;
- impacto de veículos de qualquer espécie;
- desmoronamento total ou parcial de construção, exceto o provocado por vício intrínseco ou por má qualidade da construção;
- tremores de terra, devidamente identificados por autoridades competentes.
No caso do seguro de penhor rural de máquinas e equipamentos, benfeitorias, e produtos colhidos ou abatidos há coberturas específicas para cada uma destas categorias de bens de garantia. A flexibilidade da contratação da apólice de seguro possibilita que o produtor busque um seguro de penhor rural aderente às suas necessidades para trazer segurança financeira às operações dentro da atividade e ainda facilitar a contratação do crédito rural.
3 vantagens desta modalidade de seguro
- Vasta cobertura – como comentamos nas informações acima, o seguro de penhor rural possui vasta cobertura tornando-se aplicável em diversas situações e bens de garantia;
- Duração da apólice – possui uma duração que geralmente coincide com o tempo do empréstimo concedido pela instituição financeira ao produtor. Há flexibilidade quanto aos prazos na contratação do seguro;
- Isenção de taxas – esta modalidade de seguro possui isenção de algumas taxas, uma delas é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Com a contratação do seguro de penhor rural, o produtor terá mais segurança e liberdade para tomadas de decisão dentro da fazenda, podendo buscar investimentos maiores em maquinário, insumos ou até mesmo em benfeitorias, de forma segura e garantida. E lembre-se: a orientação profissional de quem entende sobre as diversas modalidades de seguros gera maior segurança para que você possa escolher a apólice, o prazo, e as condições que melhor se adequam à sua realidade e que façam sentido para o seu negócio.
Sobre a It’sSeg
A It’sSeg é uma corretora de seguros independente e brasileira, que busca trazer soluções de uma forma inteligente e alinhada a natureza de cada cliente. A empresa trabalha para trazer uma contribuição real para os negócios e para as pessoas.
A proposta da It’sSeg é ser um elo de conexão e segurança no ecossistema do agronegócio, promovendo bons negócios. Com o objetivo de facilitar o acesso e entendimento sobre seguros, do pequeno produtor à grande indústria e cooperativa. Para mostrar que seguro não é um custo, e sim uma segurança e investimento futuro para o seu negócio.
Conheça a It’sSeg, seus produtos e benefícios acessando o site ou as redes sociais da empresa. Quer entender melhor sobre o ramo dos seguros e como esse setor está diretamente ligado ao agronegócio? Acompanhe o conteúdo desta parceria entre Agromulher e It’sSeg e fique bem informada.
Conte com a gente! 👇
https://digital.segurosinteligentes.com.br/agronegocio