Chegar a cargos de gestão e liderança é o objetivo profissional de muitas mulheres. Quando pensamos no setor florestal, a representatividade feminina nestas posições vem crescendo ano a ano, apesar de ainda ser tímida frente ao predomínio masculino no setor. E é justamente sobre esse pioneirismo, as oportunidades e os desafios de ser uma mulher líder no setor florestal que trataremos neste artigo. Continue sua leitura e conheça a história de uma mulher que é referência no setor florestal no Brasil.
O Panorama de Gênero do Setor Florestal – Edição 2021, realizado pela Rede Mulher Florestal, apresenta um dado importante que ainda não havia sido levantado no estudo anterior: o percentual de mulheres em cargos de CEO nas 41 empresas do setor florestal participantes da pesquisa. Segundo o levantamento, houve uma participação de 11,5% de mulheres em cargo de CEO nas empresas pesquisadas.
E quando analisamos o comparativo da participação feminina por cargo entre 2020 e 2021, a participação segue a mesma tendência, e portanto temos o seguinte cenário para cargos de liderança: o aumento da presença feminina em cargos de diretoria que alcançou 16,4%, que representam 7,2 pontos percentuais a mais do que no panorama da 2020; aumento da participação feminina também em cargos de supervisão (saindo de 7,6% para 11,5%); mas em contrapartida, a participação delas foi reduzida nas posições de gerência, especialistas e coordenação.
Diante destes números, podemos observar que a participação feminina apresentou um crescimento (na maioria dos cargos de gestão e liderança) de 2020 para 2021, mesmo em meio à pandemia.
E é neste cenário que conheceremos a história de Thais Millani.
Thais faz parte destes números de participação feminina da pesquisa do Panorama 2021.
Desde 2022, Thais é Gerente Executiva de Unidade de Negócios Florestais da Suzano. Mas o caminho até a liderança foi longo e cheio de desafios, assim como ela mesma conta. “Conquistar essa história exigiu disposição para quebrar muitos paradigmas nos meios de atuação e também comigo mesma. Foi de extrema importância trabalhar a minha confiança e influenciar o meio, mostrando através dos exemplos de relacionamentos com as pessoas, os atributos da liderança feminina”, destaca a Engenheira Florestal.
E quando falamos em atributos da liderança feminina podemos destacar a sensibilidade de olhar as pessoas e a vontade de criar ambientes mais humanizados. Duas características extremamente fortes das mulheres e que são cruciais para agregar valor dentro da equipe e inspirar por meio do exemplo.
Caminho na carreira até a gerência
Em qualquer área de atuação, as conquistas profissionais não acontecem do dia para a noite. E na área florestal não seria diferente. A realidade de Thais até o cargo de gerência reflete o caminho de muitas pessoas que conquistam seu espaço e fazem dos desafios grandes oportunidades.
Em entrevista para Agromulher, Thais conta que iniciou sua carreira como trainee (2015) desenvolvendo experiências com Excelência e Desenvolvimento nas Operações Florestais na Suzano. Foi ali que a jovem, que sempre teve paixão por ensinar e aprender, pôde entender que esta paixão poderia estar também no mundo corporativo onde ela pudesse promover um espaço de comunicação, em que a equipe tivesse confiança e segurança para dizer aquilo que não sabia para que pudesse ser ensinado. E todo este aprendizado a acompanha até hoje nas novas funções que veio a desenvolver na empresa.
Seu primeiro desafio de liderança foi a equipe de Colheita (2016), com aproximadamente 500 pessoas em diversas posições (majoritariamente homens). E foi neste momento que ela teve a oportunidade de abrir novos caminhos para diversidade e novas mulheres, aperfeiçoando a gestão de pessoas e processos.
Em 2018/19, Thais foi pioneira ao ocupar a posição de Gerente de Colheita – Operações Florestais na Suzano e no Brasil, liderando a geração de madeira das três fábricas (aproximadamente 8 milhões de metros cúbicos anuais de madeira), agregando também a área de Manutenção e Administrativa do processo Florestal, somando um time com aproximadamente 1200 pessoas. O trabalho com propósito, referências claras e direcionamento colocou a equipe de Thais como destaque de resultados na empresa e no mercado florestal, os levando a Benchmark de Colheita e Manutenção em CTL (custo, qualidade e gestão).
A carreira profissional se desenvolveu e novas áreas se abriram para a profissional que Thais se tornou ao longo do caminho. No ano de 2020, com o objetivo de ampliar a visão sistêmica dos negócios, Thais fez uma transição para a área de Finanças. Neste período, ela atuou no planejamento financeiro e estratégico florestal, com gestão de desempenho orçamentária da Unidade de Negócios Florestais-Suzano Brasil. E isso direcionou sua especialização em Negócios com Ênfase em Finanças, cursada em 2021.
Hoje, portanto, Thais Millani é Engenheira Florestal, Mestre em Agronomia e Pós-graduada em Negócios, com Ênfase em Finanças. Atual Gerente Executiva de Unidade de Negócios Florestais da Suzano, Thais é também como todas nós: mulher, filha, mãe de pet e esposa. Mulher que desempenha inúmeras funções e ainda lidera uma equipe de cerca de 4.000 pessoas que plantam e formam florestas sustentáveis, fazem parcerias, colhem e abastecem as fábricas da Suzano em São Paulo.
Hoje, Thais vê uma grande diferença da representatividade e do ambiente em que as mulheres estão inseridas atualmente quando comparado com 2015 quando ela entrou como trainee na Suzano, ou até um pouco antes quando ela estava com uma equipe de campo durante o mestrado. As empresas vêm em busca de uma melhoria constante pensando na diversidade e na riqueza promovida pelo incentivo à essa diversidade.
Pioneirismo e oportunidades
“Fazer parte de um grupo pioneiro de mulheres na liderança florestal é uma grande conquista e uma grande responsabilidade em continuar trilhando possíveis caminhos para novas mulheres na área”. Essas são palavras da própria Thais Millani que foi primeira mulher no Brasil a ocupar a posição de Gerente de Colheita – Operações Florestais na Suzano. E hoje é Embaixadora do Núcleo Mulheres da Florestal, da Agromulher.
E este pioneirismo vem sempre carregado de grandes desafios. E para Thais, todo desafio é uma oportunidade. “Durante minha carreira, tive a oportunidade de entender e aplicar conceitos de gestão, conhecer mais sobre desenvolvimento de pessoas associado a sustentabilidade do negócio, de ajudar e pedir ajuda fortalecendo os laços de confiança com as equipes e conquistar amizades, de acompanhar as visões de negócio da alta liderança da companhia e me especializar no tema, e de enfrentar barreiras sociais com um olhar construtivo podendo mudar o rumo para novos futuros”, relembra Thais.
“Como executiva, tenho a oportunidade hoje de acelerar planos efetivos e estratégicos para aumento da diversidade em várias frentes (Mulheres, LGBTQIAP+, Negros, PCDs, Gerações), executar práticas ESG exercitando com os times o valor do olhar integrado aos negócios, continuar me aprimorando no desenvolvimento pessoas, praticar a empatia e o equilíbrio com as pessoas e abrir espaço para desenvolver minha maternidade”, completa. Todos estes grandes desafios são vistos com o olhar de uma mulher otimista e que encontra em cada um deles a oportunidade de fazer mais e ser exemplo para tantas outras mulheres que vierem depois dela no setor florestal.
Propósito e desenvolvimento de carreira
E é justamente com esse trabalho desenvolvido dentro do ramo florestal, que Thais busca cumprir seu propósito, dia após dia.
Apaixonada por desenvolver pessoas, parcerias e negócios sustentáveis, Thais desenvolve seu trabalho com propósito, dando sentido ao desenvolvimento das pessoas, ao seu e ao do negócio.
“O resultado que eu acredito é construído com propósito, práticas ESG, excelência e inovação, desenvolvimento de pessoas, diversidade e segurança”, destaca Thais.
E dentro de uma vida tão intensa como é a de Thais, ela destaca algumas paixões que sustentam o ritmo da sua carreira e a integração da vida pessoal, profissional e de tantas outras esferas que atua. São elas:
- Desenvolvimento de pessoas – seu estudo e aprendizado sobre neurociência, coaching e mentoring.
- Parcerias – sua família, seus pets e seu parceiro são suas grandes parcerias pessoais e ela busca cuidar muito bem disso.
- Sustentabilidade – para sustentar o ritmo da carreira, Thais não abre mão do compromisso com sua saúde física e mental através da prática de yoga, exercícios regulares e alimentação saudável.
- Autoconhecimento – sua busca constante por esse autoconhecimento permite aprimorar a visão de futuro e a integridade pessoal.
Mas você pode estar se perguntando: por que falar destes aspectos pessoais da vida de Thais, como exemplo para tantas de nós, se o assunto aqui é liderança feminina na área florestal?
Simplesmente porque é preciso primeiro olhar para o humano por trás do cargo. Quão preparado está aquele ou aquela que chega para desempenhar o cargo de liderança? O seu desenvolvimento pessoal e profissional lhe trouxe até aqui com condições de ser uma grande líder? Como está seu autoconhecimento e sua inteligência emocional? E o seu cuidado com sua saúde? Lembre-se: liderança forte se faz com pessoas fortes.
E é justamente para estas mulheres fortes que se inspiram em líderes como ela, que Thais deixa um recado muito importante:
“Sejam líderes corajosas, inovadoras e resilientes. Suas contribuições são essenciais para o desenvolvimento sustentável das corporações e do meio ambiente. Não se intimidem pelos desafios, pois vocês têm habilidades únicas para superá-los transformando-os em oportunidades. Lutem por seus sonhos, busquem crescimento e lembrem-se de que vocês estão fazendo a diferença. Unidas, podemos construir um setor florestal mais inclusivo e diversificado. Sejam inspiração para as gerações futuras. Vocês têm todo o potencial para liderar e transformar o mundo”!
E aí? Gostou de conhecer um pouco da história da Thais?
Então você não pode perder a palestra onde a própria Thais falará sobre “Mulheres na gestão e liderança da área florestal no Brasil”.
A palestra será realizada no dia 13/06 (terça-feira), às 19 horas, no canal da Agromulher no YouTube.
Participe e conheça um pouco mais sobre as conquistas e desafios de ser gestora e líder no setor florestal brasileiro.
Venha conhecer essa realidade pela voz e pelo olhar de quem atua neste setor há mais de 8 anos, foi uma das pioneiras na gestão feminina no setor e hoje lidera uma equipe de mais de 4 mil pessoas!
Você não pode perder!
Clique aqui e cadastre-se gratuitamente no Núcleo de Mulheres da Florestal.