Ressaltar e promover mulheres em cargos de liderança é uma forma de encorajar, emponderar e impulsionar mulheres que desejam seguir o mesmo caminho. Continue lendo e confira um grande exemplo da Liderança Feminina ao redor do mundo
Liz Truss foi eleita a primeira-ministra do Reino Unido, se tornando a terceira mulher a ocupar o cargo. Lizz conseguiu 57,4% dos votos em uma votação interna e seu concorrente, Rishi Sunak, recebeu 43% dos votos.
Elizabeth Truss mais conhecida como Liz Truss tem 47 anos, é casada, mãe de dois filhos e fã de Margaret Thatcher, a “dama de ferro”, que foi a pioneira no cargo de primeira-ministra exercendo a função entre 1979 e 1990. Margaret foi a líder que por mais tempo permaneceu no poder durante o século XX. Elizabeth Truss é natural de Oxford, no Sudeste da Inglaterra. Formada em filosofia, política e economia, no Merton College, que faz parte da Universidade de Oxford.
Liz entrou para o Parlamento Britânico em 2010 e, em setembro de 2012, foi nomeada subsecretária de Estado Parlamentar para Educação e Assistência Infantil. Liz também já teve atuação como Secretária de Estado do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, entre 2014 e 2016. Logo após, se tornou Secretária de Justiça até 2017 e atuou como secretária-chefe do Tesouro até o ano de 2019. No mesmo ano, Liz Truss assumiu o Ministério para Mulheres e Igualdades, permanecendo no cargo até setembro de 2021, quando foi nomeada secretária de Relações Exteriores.
Em seu primeiro discurso, Liz Truss disse que tomará medidas ousadas e agradeceu a Boris Johnson, que renunciou ao cargo.
“Tomarei medidas ousadas para todos nós passarmos por esses tempos difíceis, aumentar nossa economia e liberar o potencial do Reino Unido.”
Liz Truss – primeira-ministra do Reino Unido
Ao chegar a esse posto, Liz Truss passa a ser conhecida em todo o mundo e torna-se uma das #mulheresinspiradoras que, devido ao grande poder que exercem, poderão fazer grande diferença na história.
Nós mulheres, em algum setor da vida assumimos o papel de líderes seja na família, no trabalho ou nas relações interpessoais. Talvez você ainda não tenha tomado total consciência, mas em algum lugar você é vista e representada num papel de liderança.
Promover a liderança feminina é uma forma de encorajar todas as outras que também lideram de forma ativa no ambiente onde vivem. Juntas, somos fortes!
Fontes: CNN Brasil e Band Uol.