A segunda edição do AgroMulher Day será realizada em Goiás. Você sabia que esse estado está no “top 5” nacional na produção e exportação de vários produtos da pecuária e da agricultura? Entenda o papel desse estado no agronegócio brasileiro e conheça as empresas que patrocinam esse projeto e possibilitam que essa imersão chegue a diversos cantos deste país
No próximo dia 23, a Caravana AgroMulher chega em terras goianas. A imersão visa promover o desenvolvimento de uma liderança feminina estratégica e de impacto no agronegócio brasileiro.
O evento, patrocinado pela Nestlé, pela Raízen e pela Aegro, contará com a participação de mulheres do agro que atuam em diversas frentes, sendo elas profissionais que atuam em empresas do setor, estudantes, produtoras rurais, sucessoras, gerentes de fazendas, pesquisadoras e muitas outras.
O evento será um momento de muito networking e aprendizado em uma imersão que promete gerar uma grande transformação na vida de cada uma que participar.
A Jornada de Desenvolvimento Pessoal e Profissional tem duração de 6 horas onde abordaremos 4 pilares com a seguinte programação:
- Pilar 1: semear – Autoconhecimento e Propósito;
- Pilar 2: cultivar – Estratégia e Planejamento;
- Pilar 3: florescer – Sustentabilidade e Diversidade;
- Pilar 4: colher – Liderança de Impacto na Prática
O início da programação é às 8:00h com café da manhã e networking. A partir das 8:30h iniciaremos a imersão, abordando os pilares 1 e 2. Às 12h30 teremos o brunch e mais networking entre mulheres maravilhosas. A partir das 13:30h retornamos à imersão que segue até às 15:30h, com os pilares 3 e 4. Das 16:00h às 18h teremos mais um coffee e o encerramento deste grandioso evento.
Conduzido pela CEO e Fundadora da Agromulher, a maior comunidade de mulheres do agro, Vanessa Sabioni, o momento será de muita troca e aprendizado mútuo para que cada uma de vocês saiam da imersão prontas para ocuparem seus papéis de líderes e dando sempre o seu melhor.
Então, venha participar com a gente do AgroMulher Day em Goiânia, no próximo dia 23/03 (sábado), no Sistema OCB/GO. Estaremos esperando por cada uma de vocês para viverem essa experiência que pode ser a “virada de chave” no seu posicionamento dentro do mercado agro.
Mas por que Goiânia?
Goiânia é a capital do estado de Goiás que, por sua vez, é responsável por grandes feitos dentro do agronegócio brasileiro. Composto por pequenos, médios e grandes produtores e produtoras rurais, o agro goiano tem atingido marcos extremamente significativos tanto do ponto de vista comercial e econômico quanto do ponto de vista social, como veremos a seguir.
Segundo dados da 4ª edição da Radiografia do Agro, lançada em 2023 pela Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Goiás é destaque tanto na produção quanto na exportação de inúmeros produtos do agronegócio.
Em relação a produção nacional 2021/2022, Goiás ocupa o 1º lugar na produção de girassol, sorgo e tomate; 2º lugar em produção de alho, cana-de-açúcar, melancia, soja e rebanho bovino; 3º lugar no ranking brasileiro em produção de borracha (látex coagulado) e palmito.
Já quando olhamos para o ranking de exportação 2022 dos estados brasileiros, Goiás ocupa posições de destaque também para vários produtos. A produção goiana é 1º lugar na exportação de sorgo; 2º lugar na exportação de girassol, soja, tomate e mandioca; e 3º lugar na exportação de algodão, milho e carne bovina.
Na safra de grãos 21/22, Goiás ocupou o 3º lugar em produção. Ficando atrás apenas de Mato Grosso e Paraná. E em Valor Bruto de Produção 2022 (VBP), Goiás ocupou a 5ª posição no ranking de todos os estados do país.
Outro ponto muito significativo do agro goiano, é que Goiás foi o 4º estado que mais criou empregos formais no agronegócio em 2022, com saldo positivo de 5.973 vagas de emprego. Esse resultado reitera a afirmação de que esse viés social caminha lado a lado com o crescimento econômico.
Viu só a importância deste estado para o agro brasileiro?
E dentro de todos esses números tão expressivos, temos mulheres envolvidas em todos os elos da cadeia. Sim! Mãos femininas que ajudam a mover esse setor que contribuir para movimentar a economia brasileira.
E são justamente as donas dessas mãos e dessas vozes femininas que se encontrarão no AgroMulher que será realizado em Goiânia no dia 23/03!
O que elas têm em comum? Quais desafios e oportunidades elas encontram na caminhada? Tudo isso saberemos e viveremos na experiência do AgroMulher Day que será realizado na capital goiana. Imagine só quanto networking, trocas e criação de laços teremos neste evento!
Um momento único que reunirá em um mesmo local, sonhos em comum, desafios semelhantes e empatia com a história da outra. Afinal, todas ali buscam algo em comum: sua melhor versão para desenvolver uma carreira e uma liderança de impacto que venha fazer a diferença dentro do agronegócio. E é por isso que você não pode ficar de fora desse grandioso evento.
As inscrições ainda estão abertas! Aproveite e se inscreva agora mesmo!
Conheça os patrocinadores da nossa caravana
Um evento desse porte só pode ser realizado porque temos grandes parceiros que acreditam no nosso trabalho e na importância da capacitação e do desenvolvimento de mulheres dentro do agronegócio.
Nesta Caravana AgroMulher podemos contar com o patrocínio premium de três grandes empresas do setor: Nestlé, Aegro e Raízen.
Cada uma delas, dentro do seu segmento, vem trabalhando diversidade, inclusão, capacitação e promoção de equidade de gênero dentro das corporações e para com a comunidade geral e todo o setor. Afinal, a Nestlé, a Aegro e Raízen entendem que ações como essa promovida pela AgroMulher são fundamentais para que a pauta da diversidade e inclusão seja cada vez mais uma realidade dentro das empresas do agro.
E foi pensando nisso, que trouxemos para esse texto o depoimento de 3 mulheres, sendo uma de cada empresa patrocinadora do evento, reiterando a importância dessa imersão para o setor e para todas as mulheres.
“Acredito que ações e eventos como a Caravana AgroMulher, que são voltados para mulheres no agro, são essenciais para criar uma rede de apoio e oportunidades de desenvolvimento. Essas iniciativas proporcionam um ambiente onde as mulheres podem compartilhar experiências, conhecimentos e desafios únicos que enfrentam no setor. Além disso, esses eventos promovem a visibilidade das mulheres no agronegócio, inspirando outras a seguir carreiras na área e ampliando a representatividade feminina em todos os níveis do agronegócio”
Luciana Antero – analista de inteligência de mercado na Aegro
“Estar patrocinando um evento como o Caranava AgroMulher ajuda a atrairmos mulheres qualificadas que estão querendo se atualizar no setor e além disso, promove o empoderamento feminino pelas trocas proporcionadas e também pelas pautas de autoconhecimento. É um ambiente propício para inspiração entre nós mulheres”
Isabela Lima – Analista Sr. de Employer Branding na Raízen
“Através de encontros como os que a Caravana AgroMulher vem promovendo, em parceria com a Nestlé, é possível promover conexão e conhecimento entre mulheres do agronegócio e, no nosso caso, da pecuária de leite. Nesses encontros, as mulheres se deparam com realidades semelhantes com as quais se identificam, até mesmo dentro do que são as oportunidades e desafios, bem como realidades tão distintas e desafiadoras que servem de inspiração e dão ânimo para que elas possam exercer papéis de liderança mais sólidas e também com mais sustentabilidade. Elas têm a oportunidade de se olhar, se conhecer e traçar um propósito para si como gestora, bem como para o seu negócio e é muito bonito de ver como essa troca de informação e essa conexão promove entre elas o sentimento de cooperação e fortalece as relações de negócio”.
Tamiris Baptistella Salvador – Coordenadora de Agricultura – ESG Milk Sourcing Nestlé
Força da Moça do Campo
Em paralelo com o desenvolvimento do projeto da Caravana AgroMulher pelo Brasil, durante a semana que celebrou o dia internacional das mulheres, a Nestlé e a AgroMulher estiveram na estrada realizando palestras e rodas de conversa sobre “Sustentabilidade e Liderança Feminina na pecuária de leite”, em diferentes regiões fornecedoras de leite da Nestlé. O projeto “Força da Moça do Campo da Nestlé” existe há mais de 5 anos e a parceria da AgroMulher nesse projeto já vem de longa data. Neste ano, especificamente, já atingimos mais de 150 mulheres, produtoras de leite e fornecedoras de leite Nestlé, nas diferentes regiões do país. E são projetos assim que corroboram e endossam todo o trabalho feito pela AgroMulher com a realização da caravana.