Você já parou para pensar que muito além do posicionamento dos produtos do portfólio da sua empresa, é preciso, por exemplo, trabalhar a comunicação e oratória para que a mensagem chegue ao cliente sem ruído? Capacitação também envolve aprimoramento de habilidades comportamentais como comunicação, inteligência emocional e flexibilidade, por exemplo. Continue sua leitura e entenda como você pode fazer isso e transformar sua carreira
Texto: Marluce Corrêa Ribeiro – Jornalista e Redatora do Portal AgroMulher
Quando falamos em capacitação, muito se pensa em longos currículos e formação técnica. Com certeza, ser uma profissional capacitada envolve aspectos técnicos da profissão e da carreira. E esse é um ponto extremamente importante. Mas a capacitação vai muito além disso. Capacitar é também desenvolver habilidades comportamentais que impactam diretamente no seu perfil profissional e na construção da sua carreira.
Muito além do conhecimento técnico da sua respectiva área, as habilidades comportamentais contam muito para sua inserção e êxito no mercado de trabalho. As conhecidas soft skills são características ou traços individuais que indicam como a pessoa costuma se relacionar com as outras pessoas e desenvolver suas atividades. Dentre elas, podemos destacar inteligência emocional, comunicação, pensamento crítico, resiliência e LIDERANÇA, que temos falado muito por aqui.
Essas soft skills também precisam ser treinadas e desenvolvidas. É aí que entra a capacitação. Como já falamos por aqui, habilidades como liderança, por exemplo, podem sim ser treináveis.
Destacamos a seguir algumas dessas habilidades comportamentais importantes buscadas pelas empresas:
- trabalho em equipe;
- comunicação eficaz;
- proatividade;
- inteligência emocional;
- atitude positiva;
- organização e gestão de tempo;
- flexibilidade;
- resiliência;
- criatividade, entre outras inúmeras.
Essas e outras habilidades comportamentais devem ser aprimoradas diariamente. E estar em um ambiente que promove essa capacitação faz toda a diferença na construção dessa carreira. Por isso, busque estar em ambientes e comunidades que lhe ofereçam essa capacitação e que tenham pessoas que também estejam em busca desse aprimoramento. Isso faz toda a diferença.
E quando falamos em capacitação de mulheres no agro estamos falando justamente sobre criar uma forte comunidade de mulheres extraordinárias que recebem conteúdo de valor, mentorias com profissionais que são referência, estão antenadas em oportunidades de carreira e ainda se fortalecem mutuamente. Isso também é capacitação. Criar uma comunidade forte onde a capacitação é um dos pilares. E é isso que a AgroMulher tem consolidado junto com cada uma de vocês, mulheres do agro que querem construir uma carreira de sucesso.
Como aprimorar essas habilidades?
Mas você deve estar se perguntando: como posso buscar essa capacitação das minhas características comportamentais? E a seguir, traremos 5 passos importantíssimos para você mulher do agro que deseja se capacitar também do ponto de vista de desenvolvimento pessoal e habilidades comportamentais:
- Invista em autoconhecimento – descubra quais são seus pontos fortes e pontos de melhoria. Isso é a base para você saber quais precisa trabalhar com maior atenção e como você pode usar seus pontos fortes para potencializar aquilo que precisa ser aprimorado.
- Busque conhecimentos diversos e formação continuada – estar em constante atualização e estudo na sua área e também buscar cursos que te desafiem a trabalhar aquilo que é um ponto de melhoria. Ou seja, sair da “caixinha” que muitas vezes nos limita dentro de um nicho muito específico.
- Pratique diariamente o exercício de aprimorar essas habilidades – cada uma das habilidades que comentamos acima podem ser trabalhadas nas menores atividades do dia a dia. Você pode, por exemplo, ser mais flexível em uma discussão onde você não concorda com a opinião da maioria. Muitas vezes nem ouvimos a outra opinião e já vamos negando e sendo inflexível quanto a essas novas ideias. Isso é um exemplo prático onde você pode praticar a flexibilidade que é uma habilidade muito importante entre os colaboradores de uma empresa.
- Observe e inspire-se em pessoas que são referência na sua vida e carreira – todos nós temos mentores, líderes e exemplos que nos inspiram na construção da nossa carreira. Observar essas pessoas é um ótimo caminho para que você possa se inspirar e entender o que você pode fazer de diferente e, a partir daí, seguir seus passos e construir também uma carreira de sucesso.
- Faça parte da maior comunidade de mulheres do agro – e nesse caminho, contar com o apoio de mulheres que tem sonhos e dores muito semelhantes com os seus faz toda a diferença. E é por isso que lançamos a COMUNIDADE AGROMULHER. E contamos com você nessa jornada de capacitação, desenvolvimento e liderança feminina no agronegócio. Muito além de uma plataforma para conexão, a COMUNIDADE AGROMULHER vem para levar vocês, mulheres extraordinárias, a um novo patamar quando o assunto é desenvolvimento de carreiras dentro do agronegócio. Continue sua leitura e entenda o que é a COMUNIDADE AGROMULHER e como você pode fazer parte dela.
Como fazer parte da Comunidade AgroMulher?
Já pensou em um espaço virtual de mulheres que fortaleça laços, ofereça conexão, capacitação, vagasde emprego, oportunidades de mercado, mentorias e muito mais, em um único lugar? Por mais que pareça um sonho, a AgroMulher realizou PARA VOCÊ, MULHER DO AGRO!
O nosso grande lançamento da Comunidade AgroMulher! Um lugar onde poderemos fazer conexões, networking, gerar negócios, encontrar oportunidades, promover aprendizado e impulsionar carreiras. Na Comunidade AgroMulher, o que nos une é o amor à terra e ao agro. Uma rede sólida de mulheres com interesses diversos, mas muito mais pontos em comum. Muito conteúdo gratuito e também conteúdos imperdíveis para você que quiser ser VIP na nossa comunidade. Temos condições especiais para grupos de mulheres das empresas que desejarem assinar um plano para mulheres da sua equipe!
Na comunidade temos grupos temáticos que trabalham temas específicos como empreendedorismo, sustentabilidade, entre tantos outros assuntos relevantes ao agronegócio. Temos também a rede social AgroMulher onde poderemos trocar ideias, compartilhar conquistas e nos conectar com mulheres de todo o Brasil. Imagine a diversidade que teremos nesse espaço! Temos ainda o espaço para negócios e oportunidades, além de vagas de emprego e oportunidades profissionais. E conteúdos exclusivos que as mulheres só terão acesso dentro da comunidade.
Para entender quais desses espaços estão dentro de cada um dos nossos planos de assinatura, acesse ou baixe agora mesmo nos links abaixo e entre para a maior comunidade de mulheres do agro do Brasil
Se você ainda não está lá, corre que a mulherada já está lá se conectando, interagindo e tendo acesso a muito conteúdo bacana!
Esperamos por você!
Faça parte de uma comunidade única de mulheres extraordinárias! Mude sua forma de liderar e construir sua carreira. Você merece muito mais! E aqui você vai conhecer mulheres inspiradoras que, assim como você, querem ser a transformação que o nosso setor precisa e moldar o futuro do agronegócio! Inspire mulheres, sendo mulher!
Acesse: comunidade.agromulher.com.br