Close Menu
AgroMulher
  • Início
  • Categorias
    • Agro Mulheres
    • Liderança Feminina
    • Carreira
    • Gestão
    • Universo Agro
    • Agromulher
    • T.I. no Agro
    • Marketing
    • Whitepapers
  • Eventos
    • Semana Digital Mulheres do Agronegócio
    • 1° Congresso Digital do Agronegócio
    • AgroMeeting 1
    • Agromulher Voice
    • AgroMulher Academy Week
    • Congresso Agrodigital
    • Agromulher Academy: Mulheres na gestão da Pecuária Leiteira
      • Agromulher e Ideagri lançam evento online e gratuito: Mulheres na gestão da pecuária leiteira
  • Mídias
  • Parceiros
  • Sobre Nós
    • Mídia Kit
  • Contato
    • Podcasts
Facebook X (Twitter) Instagram
sábado, 28 junho 2025
  • Contato
  • Sobre Nós
Facebook Instagram LinkedIn YouTube
AgroMulher
  • Início
  • Categorias
    • Agro Mulheres
    • Liderança Feminina
    • Carreira
    • Gestão
    • Universo Agro
    • Agromulher
    • T.I. no Agro
    • Marketing
    • Whitepapers
  • Eventos
    • Semana Digital Mulheres do Agronegócio
    • 1° Congresso Digital do Agronegócio
    • AgroMeeting 1
    • Agromulher Voice
    • AgroMulher Academy Week
    • Congresso Agrodigital
    • Agromulher Academy: Mulheres na gestão da Pecuária Leiteira
      • Agromulher e Ideagri lançam evento online e gratuito: Mulheres na gestão da pecuária leiteira
  • Mídias
  • Parceiros
  • Sobre Nós
    • Mídia Kit
  • Contato
    • Podcasts
AgroMulher
Home»AgroMulher Academy Week»Identificando sinais de alerta do ambiente para definir estratégias
AgroMulher Academy Week

Identificando sinais de alerta do ambiente para definir estratégias

Janaina Gagliardi BaraBy Janaina Gagliardi Bara14 de maio de 2020Updated:14 de maio de 2020Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Antes de definir qualquer estratégia na empresa é preciso conhecer o ambiente em que ela está inserida e observar os alertas para evitar surpresas

 

Ser pego de surpresa por situações impactantes, não costuma ser algo bom. Se a surpresa for boa, você pode não aproveitar, simplesmente por não ter sabido em tempo. E se for ruim, os estragos podem ser desastrosos. Nos negócios, a história é a mesma, então como evitar as surpresas?

A melhor forma está em realizar um monitoramento estratégico do ambiente em que a empresa está inserida. Nesse monitoramento são levantadas e analisadas diversas informações vindas do ambiente, com objetivo de verificar os sinais de alerta, identificando ameaças e oportunidades para a empresa.

O ambiente de negócios é complexo e muda constantemente, o que torna muito mais difícil a tomada de decisões estratégicas que os líderes da empresa precisam fazer. As incertezas do mercado dificultam o tempo de ação das empresas, uma vez que o tempo certo de agir é inversamente proporcional a intensidade dos sinais, isto é, quanto mais intenso for o sinal (maior a certeza), menor o tempo de ação.

Como criar um sistema de monitoramento eficiente?

Para criar um sistema de monitoramento eficiente de sinais de alerta precisamos responder algumas perguntas como:

  • Quem deve ser monitorado? Pessoas, empresas, concorrentes, fornecedores, órgãos públicos, instituições…
  • Quais temas de monitoramento? Novas tecnologias, comportamento do consumidor, lançamento de produtos, fusões e aquisições…
  • Como vamos buscas as informações, e quais são as fontes para cada uma delas? Internas, externas, sistemas, pessoas…

Respondendo essas questões, é possível definir o foco do monitoramento do ambiente, que deve ser estratégico para a empresa, isto é, ter importância e impactos representativos ao negócio, trazendo vantagens e diminuindo os riscos das decisões, mesmo quando tomadas em situação de incerteza. Esse monitoramento deve originar informações relevantes que possam ser registradas, compiladas e analisadas, garantindo maior confiança nas ações estratégicas.

Análise do ambiente externo e interno

A análise do ambiente é como um quebra cabeça em que os líderes da empresa vão encaixando as peças e formando cenários que ajudam na compreensão do ambiente, das mudanças que podem ocorrer, das vantagens e dos riscos que impactam diretamente o negócio.

Portanto, para não ser pego de surpresa, é importante monitorar o ambiente externo e interno da empresa entendendo as transformações e definindo as estratégias de ação. Informação é poder, saber o que está acontecendo no mercado e estar preparado para as mudanças é o que diferencia a empresa das demais.

Por fim, uma coisa é certa, se esperar ter 100% de certeza para tomar uma decisão, é certeza que o tempo já passou…  Então não perca mais tempo, participe do AgroMulher Academy Week para falarmos mais sobre o impacto do ambiente na estratégia e adaptação do seu negócio.

AgroMulher Agromulher Academy Week do agro Empresas Estratégia Líder Monitoramento Tomada de decisão
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Previous ArticleEm tempos de crise, confiança na equipe de trabalho é primordial
Next Article Como agregar valor ao seu negócio conhecendo as necessidades dos seus clientes?
Janaina Gagliardi Bara

Janaina Bara é Especialista em Marketing Estratégico e Agronegócio. Atua no mercado agro há mais de 10 anos em projetos de consultoria de marketing e estratégia. Desenvolvido projetos na área de planejamento, gestão estratégica e marketing estratégico focados em empresas do setor agronegócio e de bens de consumo. Experiência na área de marketing de indústria de alimentos, professora e mentora em disciplinas de administração estratégica e marketing. Mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP, MBA em Inteligência de Mercado pelo Ibramerc, e graduada em Administração de Empresas pela FCAV/Unesp Jaboticabal.

Related Posts

Democratizando o Conhecimento com o Evento Online

21 de outubro de 2024

Impacto no Desenvolvimento de Lideranças Femininas no Agronegócio

7 de outubro de 2024

Caravana AgroMulher reúne mais de 150 mulheres em Goiânia

5 de abril de 2024
Leave A Reply Cancel Reply

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Clube AgroMulher
Jornada Empreendedora – Agromulher + Sebrae
Inscreva-se na Jornada Empreendora da Mulher do Campo
AGROMULHER ACADEMY: MULHERES NA GESTÃO DA PECUÁRIA LEITEIRA
AGROMULHER ACADEMY WEEK
AGRODIGITAL MEETING
UNIVERSO AGRO

Revista VetDiversa #2: projeto Pecuária Sustentável

By AgroMulher19 de janeiro de 2023

A VetBR, a mais completa distribuidora de produtos para saúde animal do país, lança a…

Agromulher Magazine #2: Pecuária Sustentável, Mercado de Carbono e Núcleo Feminino

By Daniela César Lara11 de janeiro de 2023

Liderança, Gestão e Sustentabilidade: a Mentoria Mais Você no Campo já está no ar!

By AgroMulher3 de outubro de 2022

A evolução do Agronegócio Brasileiro com emoção!

By AgroMulher2 de setembro de 2022
CARREIRA

Janeiro branco: como está sua saúde mental e emocional?

By Marluce Corrêa Ribeiro29 de janeiro de 2024

Em um país onde quase 19 milhões de pessoas são acometidas por ansiedade e depressão,…

Transformando sua carreira: como construir uma marca pessoal que brilhe no LinkedIn

By AgroMulher13 de setembro de 2023

Desvendando os Desafios: Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego de Sucesso

By AgroMulher14 de agosto de 2023

Maternidade e carreira: como conciliar papéis?

By Marluce Corrêa Ribeiro8 de maio de 2022
GESTÃO

Sua Propriedade Está Preparada para Crescer? Comece pela Gestão Financeira!

By AgroMulher21 de novembro de 2024

O crescimento sustentável no agronegócio exige mais do que boas práticas agrícolas; é preciso ter…

Mulheres no agronegócio: cinco executivas de sucesso que conseguiram chegar ao topo

By Elayne Oliveira15 de fevereiro de 2023

Mercado de Carbono

By AgroMulher13 de dezembro de 2022

Mercado de Carbono

By AgroMulher30 de novembro de 2022
Menu
  • Início
  • Sobre Nós
  • Notícias
  • Mídia Kit
  • Parceiros
  • Contato
Facebook

AgroMulher

Copyright © 2021. AgroMulher - Todos os direitos reservados.  

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.