Antes de definir qualquer estratégia na empresa é preciso conhecer o ambiente em que ela está inserida e observar os alertas para evitar surpresas
Ser pego de surpresa por situações impactantes, não costuma ser algo bom. Se a surpresa for boa, você pode não aproveitar, simplesmente por não ter sabido em tempo. E se for ruim, os estragos podem ser desastrosos. Nos negócios, a história é a mesma, então como evitar as surpresas?
A melhor forma está em realizar um monitoramento estratégico do ambiente em que a empresa está inserida. Nesse monitoramento são levantadas e analisadas diversas informações vindas do ambiente, com objetivo de verificar os sinais de alerta, identificando ameaças e oportunidades para a empresa.
O ambiente de negócios é complexo e muda constantemente, o que torna muito mais difícil a tomada de decisões estratégicas que os líderes da empresa precisam fazer. As incertezas do mercado dificultam o tempo de ação das empresas, uma vez que o tempo certo de agir é inversamente proporcional a intensidade dos sinais, isto é, quanto mais intenso for o sinal (maior a certeza), menor o tempo de ação.
Como criar um sistema de monitoramento eficiente?
Para criar um sistema de monitoramento eficiente de sinais de alerta precisamos responder algumas perguntas como:
- Quem deve ser monitorado? Pessoas, empresas, concorrentes, fornecedores, órgãos públicos, instituições…
- Quais temas de monitoramento? Novas tecnologias, comportamento do consumidor, lançamento de produtos, fusões e aquisições…
- Como vamos buscas as informações, e quais são as fontes para cada uma delas? Internas, externas, sistemas, pessoas…
Respondendo essas questões, é possível definir o foco do monitoramento do ambiente, que deve ser estratégico para a empresa, isto é, ter importância e impactos representativos ao negócio, trazendo vantagens e diminuindo os riscos das decisões, mesmo quando tomadas em situação de incerteza. Esse monitoramento deve originar informações relevantes que possam ser registradas, compiladas e analisadas, garantindo maior confiança nas ações estratégicas.
Análise do ambiente externo e interno
A análise do ambiente é como um quebra cabeça em que os líderes da empresa vão encaixando as peças e formando cenários que ajudam na compreensão do ambiente, das mudanças que podem ocorrer, das vantagens e dos riscos que impactam diretamente o negócio.
Portanto, para não ser pego de surpresa, é importante monitorar o ambiente externo e interno da empresa entendendo as transformações e definindo as estratégias de ação. Informação é poder, saber o que está acontecendo no mercado e estar preparado para as mudanças é o que diferencia a empresa das demais.
Por fim, uma coisa é certa, se esperar ter 100% de certeza para tomar uma decisão, é certeza que o tempo já passou… Então não perca mais tempo, participe do AgroMulher Academy Week para falarmos mais sobre o impacto do ambiente na estratégia e adaptação do seu negócio.