Assim como em qualquer outro setor, o impacto social é fundamental e positivo no agronegócio brasileiro. O investimento em práticas socialmente responsáveis impulsiona a cadeia de valor promovendo transformação e a concepção dessa cultura no campo.
O Agronegócio é um dos setores mais importantes para a economia brasileira. O setor já emprega mais de 20 milhões de pessoas no país e a tendência é de crescimento, segundo dados do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, uma vez que o Brasil é um dos grandes produtores mundiais e protagonista no mercado de alimentos liderando a produção e exportação de soja, café e etanol. Além dos cuidados com o meio ambiente, empresas que compõem o agronegócio brasileiro também precisam medir os seus impactos na sociedade e o primeiro passo é avaliar se a sua presença traz mais vantagens do que desvantagens às comunidades em que estão inseridas.
O pilar social no agronegócio é um conjunto de práticas que se refere a relações sociais da propriedade rural ou da empresa agrícola com os seus colaboradores, comunidades do seu entorno e clientes, e devem prezar em promover ações transformadoras e integrá-las como cultura de sustentabilidade, promovendo a longevidade dessas ações no campo.
Dentre muitos caminhos para desenvolver o pilar em questão, penso que influenciar transformação perene junto aos públicos, compartilhar conhecimento e capacitar grupos conectando-os com apoio tecnológico e o uso de ferramentas torna os programas acessíveis e impulsionadores da integração e melhorias nos processos.
As práticas sociais no agronegócio devem prezar também pela diversidade de equipe, com oportunidades iguais para todos, independentemente do gênero, raça ou orientação sexual, além de proporcionar engajamento de todas as partes alcançadas.
Como implantar uma cultura de impacto social no campo?
Podemos começar com fatores internos e externos, analisando o relacionamento atrelado ao propósito, tais como:
- Colaboradores: Engajamento, relacionamento, condições de trabalho, saúde física e emocional, capacitação e treinamentos, diversidade e igualdade;
- Fornecedores: Devem ser parceiros com os mesmos valores de responsabilidade social;
- Clientes: Satisfeitos com o resultado do produto ou serviço, apreciando fatores como qualidade, inovação, LGPD e investimento;
- Comunidade: Auxílio em programas de educação, ações de engajamento social, geração de emprego e empoderamento das comunidades locais em que está inserida.
Desta forma, o crescimento do Agronegócio torna-se ainda mais forte perpetuando a cultura socialmente responsável, impactando transformações relevantes, ganhando espaço no crescente aprendizado de que o impacto social é feito de pessoas.
Aqui na Agromulher temos como propósito a capacitação, inserção e valorização das mulheres no agronegócio e seguimos há 5 anos batalhando nessa missão. Desenvolvemos diversos trabalhos e entregamos conteúdo, workshops, mentorias, eventos digitais e projetos de capacitação personalizados.
Atualmente, está em andamento a Mentoria Mais Você no Campo, que foi criada para você que deseja se desenvolver como líder e ter sucesso no campo com rentabilidade e sustentabilidade. Serão três módulos para você ter um olhar de 360º para as grandes necessidades do mercado: Liderança, Gestão e Sustentabilidade.
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Escrito por: Juliane Soares