Oferecer experiências inesquecíveis ao seu cliente pode ir muito além de vender um bom produto ou oferecer um serviço de qualidade. A fidelização do cliente acontece quando você desperta nele bons sentimentos e demonstra que a sua empresa se importa em oferecer a ele as melhores experiências
Texto: Marluce Corrêa Ribeiro – Jornalista e Redatora do Portal Agromulher
As relações entre empresas e clientes no agronegócio são baseadas na confiança e em uma prestação de serviço de excelência que atenda às necessidades do cliente de forma satisfatória, mas que também supere suas expectativas e ofereça a ele um diferencial não encontrado em nenhum outro atendimento ou empresa.
Cada vez mais, as pessoas deixam de pagar por um produto ou serviço, e passam a investir em uma experiência. O atendimento e a forma como você, enquanto empresa, trata seu cliente diz muito sobre a forma como você será lembrado por esse cliente ou parceiro.
É como se cada atitude sua e cada experiência que você proporciona para atender a individualidade de cada cliente seu, fossem tijolos que você utiliza para construir uma casa. Essa casa, que podemos chamar de fidelização, vai sendo construída tijolo por tijolo, dia após dia. Sejamos realistas: ninguém fideliza um cliente fazendo mais do mesmo.
Em um ambiente tão competitivo quanto o agronegócio, existem centenas de empresas batendo à porta do produtor diariamente. E sabe o que vai fazer com que ele permaneça contando com seu produto/serviço? A confiança mútua que vocês construíram a partir de experiências únicas que sua empresa proporcionou a ele. Ele vai continuar sendo seu cliente por conta das incontáveis vezes que você resolveu o problema dele quando a maioria estava curtindo o feriado. Ele vai continuar sendo seu cliente, por conta de todas as vezes que ele foi prontamente bem atendido quando precisou do seu serviço. E ele também vai continuar sendo seu cliente, porque ele vai lembrar que além de poder contar com seus produtos e serviços de qualidade, ao comprar de você, ele pode viver experiências que nenhuma outra empresa ofereceu a ele. Esse é o seu diferencial. Fazer por ele o que ninguém mais fez. Mostrar a ele informações, tecnologias e realidades que ele ainda não conhecia. Oferecer viagens que promovam intercâmbio de culturas e realidades. Enfim, ser lembrado por promover a qualificação do seu cliente e mostrar sempre que ele merece o melhor e que sua parceria é muito importante para a empresa.
Experiências únicas e inesquecíveis
Cada experiência única e positiva marca seu cliente de incontáveis formas. Além de se sentir valorizado, ele tem a oportunidade de trocar informações, buscar inovação, conhecer na prática as tecnologias de ponta do mercado, além de experienciar um intercâmbio cultural e de conhecimento. Por meio da viagem técnica oferecida pela empresa ao cliente, o relacionamento é estreitado e a empresa agrega valor ao produto ou serviço oferecido. Com isso, ela ganha atenção e mais um ponto na confiança do cliente que, com o tempo, passa a ser fiel à sua marca.
Para que a empresa seja lembrada e recomendada pelo cliente, é preciso que ela desperte emoções inéditas e inesquecíveis naquele produtor. É preciso que você, enquanto empresa, faça o cliente ter sentimentos positivos, ofereça a ele experiências que farão ele te ver com bons olhos, mas acima de tudo, mantenha seu serviço e produto de qualidade para garantir que esses diferenciais estejam completamente alinhados com tudo que sua marca promove.
Cada vez mais, as empresas que buscam se destacar no agronegócio oferecem qualificação, conhecimento de mercado, visão macro do negócio, experiências internacionais e muito mais aos seus clientes, por meio de viagens técnicas, por exemplo. Esse atendimento personalizado faz com que eles entendam que estar com aquela empresa é extremamente vantajoso e que ele, enquanto produtor, só tem a ganhar com esse relacionamento.
Então, o segredo para que a empresa seja bem lembrada por seus clientes é solucionar seus problemas de maneira eficiente e oferecer um atendimento de excelência, somado a uma experiência inesquecível. É trabalhar para que seu cliente se lembre de você como a empresa que enxergou suas particularidades, como nenhuma outra, e que ofereceu experiências que ele nunca imaginou viver dentro do agronegócio.
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