Vença a procrastinação: supere seus medos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Saiba como vencer a procrastinação superando seus medos. Dê o primeiro passo e faça um teste!

Qual a área da sua vida que você sente mais dificuldade por conta de sentir medo: empreender, transição de carreira, mudanças, relacionamentos, começar um novo projeto? Ou talvez seja compartilhar com outras pessoas o que desejo fazer?

Quer saber como superar isso, vencer a procrastinação e alcançar o que deseja?

Você pode assistir ao vídeo ou, se preferir, continuar a leitura logo após o vídeo!

 

POR QUE SENTIMOS MEDO?

O medo é algo que faz parte da vida de todos nós, sentir medo é normal, mas o medo não pode dominar você. “Não tenha medo!” Essa é uma afirmativa, uma ordem, um direcionamento que encontramos diversas vezes, tanto na Bíblia, quanto nas mais diversas áreas de conhecimento humano, religiões e filosofias; e isso não acontece por acaso.

Então por que sentimos tanto medo e como ele nos faz procrastinar ou nem mesmo iniciar um projeto ou conquistar um objetivo? Que medo é esse que tanto nos atrapalha?

Normalmente, você procrastina, ou seja, não age como deseja porque o medo se manifesta de formas específicas, tais como:

  • Medo de falhar;
  • Medo do que vão falar de você;
  • Medo de perder dinheiro;
  • Medo de perder tempo;
  • Medo de perder a confiança das pessoas;
  • Medo de perder credibilidade;
  • Medo de prejudicar relacionamentos;

E  COMO SUPERAR ESSES MEDOS?

Quando você domina muito algo, você reduz o medo! E tem formas de começar a dominar aos poucos. Lembre-se: “quem nasce grande é monstro”. Pessoas normais começam devagar. Aqui vai um “passo” super eficaz, segundo estudos realizados sobre o assunto: Transforme seu desafio em algo que seja, praticamente, impossível de dar errado.

Para ser bem sucedido nesse passo pegue o objetivo que você deseja realizar e quebre em um passo inicial. Pequeno o suficiente, fácil o suficiente, de tal forma que seja, praticamente, impossível de você não realizar.

Aqui vai alguns exemplos:

  • Se você não tem o hábito de correr e deseja participar de uma corrida de 10 km, isso parece complicado. Então pergunte-se: O que – dentro da minha realidade – eu posso fazer nesse sentido que seja, praticamente, impossível de eu não realizar?  Pode ser caminhar 1km, correr 50 m, … é a sua realidade.
  • Se deseja fluência em inglês, o que seria impossível de não conseguir? Por exemplo, usar o Duolingo (app utilizado para aprender inglês) 5 minutos por dia. Ou seguir um canal do Youtube de alguém que oferece técnicas inovadoras para aprender inglês, dedicando 5 minutos por dia para isso.
  • Se quiser ler um livro de 500 páginas. O que seria impossível de você não conseguir realizar? Por exemplo, ler um parágrafo!
  • Se tem dificuldade de gerenciar seu tempo e tarefas. Bem, a maioria absurda dos autores nessa área – me incluo nisso – sugere que você defina pela manhã as 3 tarefas mais importantes de serem realizadas no seu dia, definindo a hora em que vai realizar cada uma delas. Seria um bom exemplo de algo que não teria como você não conseguir realizar? Ainda que definisse apenas 1 tarefa por dia. Então, faça o teste!

COMECE!

A tendência é que você quebre a barreira inicial (que fazia você procrastinar, ainda que você não enxergasse isso) e conseguirá dar seguimento agora que visualiza a viabilidade do que deseja fazer. Se ao fazer essa leitura, você já teve algum insight, que deseja compartilhar esse conteúdo ou se tem uma dúvida de como poderia quebrar seu objetivo, comente aqui ou me envie uma mensagem sobre esse assunto.

Não subestime essa técnica, pois ela é comprovadamente eficaz, por mais que pareça ingênua ou boba. Faça a experiência! Afinal, se você realmente quer alcançar o que deseja, você só terá a ganhar. Quer dar um passo a mais? Está confortável e disposto a acelerar na conquista dos seus objetivos? Me envie uma mensagem ou confira diretamente as opções pelas quais você pode transformar sua vida!

Compartilhar.

Sobre o Autor

Leandro Passos

Atua como Coach de Carreira e Alta Performance, ajudando pessoas sobrecarregadas e sem tempo a realizarem seus mais importantes projetos profissionais e pessoais, tendo ainda mais tempo para quem amam.

Deixe Seu Comentário