segunda-feira, dezembro 10

Valores – o que é realmente importante para você?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O tema do texto é de hoje é um dos mais importantes e especiais para mim! Valores são o código moral que rege nossa vida, aquilo que é mais importante para nós, o que não abrimos mão de jeito nenhum.

E quando falamos de valores no coaching, não é nada que vamos descobrir, nem aprender, porque nossos valores estão dentro de nós desde pequenos. O coaching só estimula você a olhar para dentro de si, identificá-los e usá-los a seu favor.

Vou dar um exemplo prático: durante minha adolescência, eu sempre quis ter tatuagens que marcassem momentos importantes, que tivessem significado para mim, mas meus pais não deixavam. Então, em 2013, quando voltei a morar na minha casa em Minas Gerais, após quase três anos no Mato Grosso, eu criei coragem e fui fazer as minhas duas primeiras!

Os desenhos? Sempre soube quais seriam! Um galho de flores, tirado de uma toalha de banho que tem lá em casa desde quando eu era criança e um coraçãozinho estilizado! Por quê? Porque a toalha me lembra minha infância, que foi muito feliz e especial, minha casa, minha família, meus amigos de infância, o clube que nós frequentávamos. E o coração, o amor que tenho por isso tudo. Se naquela época eu sabia que os desenhos representavam tudo isso? Conscientemente, não!

Em seguida, em 2015, resolvi fazer outra tatoo, desta vez com minha mãe (sim minha mãe!) e, novamente, não tive dúvida do desenho, ou melhor, do escrito: FAMÍLIA! Escrito no pulso, onde todo mundo consegue vê-la! Ela tem o mesmo significado das outras duas que eu já tinha, mas desta vez foi mais claro, mais específico, mais consciente. E é assim na nossa vida, nós sempre soubemos de determinadas coisas, seja valores, propósitos, forças, fraquezas e, à medida que refletimos e amadurecemos certas ideias, elas se tornam mais claras, começam a fazer sentido.

As tatoos aconteceram muito antes de eu sonhar com o coaching, mas no meu interior eu já sabia que o grande valor que rege minha vida é a Família, tanto os meus familiares como a vontade de construir uma família e disso eu não abro mão! E quando fiz o coaching para mim, as ferramentas me estimularam a identificar isso e a saber o que tem a ver com minha carreira e como utilizá-lo na minha vida. Por exemplo, ter um trabalho que valorize a qualidade de vida dos colaboradores, que permita ter tempo com a família, em uma empresa com valores e objetivos parecidos com os meus, que tenha um ambiente de trabalho menos competitivo e mais acolhedor e colaborativo, que valorize as forças de cada um. E isso foi essencial para minha mudança de vida e transição de carreira. O que eu fazia e onde fazia não faziam mais sentido para mim, faltava alguma coisa, um pedaço de mim.

Por que eu te falei tudo isso? Não só para você entender como o autoconhecimento é de vital importância para construção do nosso futuro pessoal e profissional, mas para você pôr em prática! Nós só conseguimos ser realizados e felizes quando conseguimos exercer plenamente nossos valores e habilidades. Sem isso, independente da função, empresa e salário, sempre teremos aquela sensação de estar faltando alguma coisa, de estar sendo subutilizado, de estar no lugar errado, fazendo a coisa errada.

Você precisa ter os mesmos valores que eu? Não! Existem valores certos ou errados? Não! Tem valores melhores ou mais importantes do que os outros? Não! Existem os valores que são bons e importantes para você! Que te fazem forte e feliz, que te conduzem a dar o seu melhor, a ser sua melhor versão!

Os valores também são peças primordiais para identificarmos nosso propósito e missão de vida. São como peças de um quebra-cabeças que, quando encaixados, juntamente com nossas habilidades e preferências, nos mostram o porquê estamos aqui, o que vim fazer neste mundo, o que quero deixar de legado. Mas isso é assunto para outro texto!

Quer te conhecer melhor, identificar e entender seus valores e saber como utilizá-los a favor de sua vida e carreira, me mande uma mensagem!

Compartilhar.

Sobre o Autor

Carola Magnabosco

Coach especializada em Carreiras pela Sociedade Brasileira de Coaching. Economista pela Esalq/USP, com MBA em Gestão Estratégica e Marketing. Experiência de dez anos atuando com gestão, projetos e inteligência de mercado em grandes consultorias e grupos agropecuários.

Deixe Seu Comentário