Uma reflexão sobre o marketing no agronegócio

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Brasil, apesar de possuir uma vasta quantidade de área produtiva, nunca assumiu o status de líder do mercado global no segmento, que cresceu principalmente na última década, com o aumento da produção agrícola, mais nem sempre foi capaz de agregar valor aos seus produtos. O setor tem como desafio, desenvolver estratégias capazes de alinhar o Marketing ao Market Share, ampliando sua participação no cenário internacional, seguindo a estratégia de países como Estados Unidos, Inglaterra e China, que optaram por agregar valor aos produtos além da quantidade produzida.

De acordo com alguns especialistas, para fazer Marketing em Agronegócio é preciso ter o foco ampliado. É preciso abrir o pensamento estratégico, e as análises de todo o perfil da cadeia produtiva, na qual está inserida para, então, aumentar a criatividade e a inovação no planejamento realizado – bem como sua substância para o longo prazo e sua força tático-operacional no presente.

É fundamental a quebra de paradigmas no setor, o Marketing nasce na essência da pesquisa para o desenvolvimento de produtos, até a sua concepção e divulgação, compreender a importância de agregar valor a toda cadeia produtiva torna-se importante requisito para conquista de diferencial competitivo, não importando o ponto na cadeia produtiva que seja o enfoque, é necessário uma visão ampla e sistêmica, completa e detalhada, ou seja, analisar estrategicamente o Agronegócio é analisar a cadeia produtiva de vários ambientes competitivos e colaborativos.

O segmento apresenta características genuínas da agricultura, é um importante player no mercado agroalimentar mundial, por isso, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias de Marketing, alinhadas a estratégica central, sobretudo, estas ações apresentariam um maior potencial de captação de capital intelectual e por consequência o fortalecimento das empresas no mercado.

De forma generalizada, o mercado passa por profundas transformações, com tecnologia proporcionando aos consumidores, a possibilidade de conhecer melhor os produtos que desejam consumir, sua reputação, concorrentes, principais características, desenvolvimento, qualidade e custo benefício. Portanto, o Agronegócio Brasileiro é fantástico, com grande potencial de crescimento. Com o nosso know-how, tecnologia, criatividade e inovação, aliadas ao Marketing Estratégico, podemos obter avanços consideráveis, no curto, médio e longo prazo.

Grande abraço,

Loyola

Diretor Executivo /CEO

Ready2Market – R2M Consultoria

Compartilhar.

Sobre o Autor

José Alexandre Loyola

Profissional com sólida experiência no segmento de Agronegócio, com mais de 20 anos de experiência profissional, atuando em empresas multinacionais ocupando posições de liderança no Brasil e América Latina nas áreas: Comercial, Marketing, Administração e “Go to Market”.

Deixe Seu Comentário