Start up, inovação e tecnologia no agronegócio

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Por quê apenas 2% do mercado agro utiliza Tecnologia da Informação na busca de melhoras no setor, quando 48% das empresas brasileiras já se utilizam desse tipo de inovação?

O agronegócio hoje participa em 21,59% de todo o PIB brasileiro e isso se deu, principalmente pela ampliação do setor às tecnologias. O momento atual mostra que, em meio a um mundo conectado, a necessidade de ter seu negócio agro caminhando lado a lado com a inovação é de extrema necessidade. Inovar e investir em tecnologia não é mais uma escolha.

A empresa Distrito realizou uma pesquisa no primeiro semestre de 2018 para levantar dados sobre empresas de tecnologia que apresentam soluções para o setor do agronegócio.

Tecnologia como agente transformador

Tecnologias fazem diferença na organização e controle do negócio, através do qual, é possível torná-lo cada vez mais autossustentável e atrativo para quem está lidando com ele.

No atual momento do nosso país, a economia é voltada em 45,6% para serviços, 36,5% para o comércio, 8,1% para indústria, 6,5% para construção civil e apenas 3,3% é voltado para a agropecuária. Existem diversas ramificações dentro do setor agro e hoje elas já investem pesado em tecnologia.

O mercado das start ups

Segundo a pesquisa levantada no início de 2018, pela Distrito, 7000 start ups foram mapeadas, e 135 se encaixam entre as que fazem parte do que chamamos de AGTECH, que são empresas tecnologia voltadas para o mercado agropecuário.

Estas empresas criam soluções para problemas reais enfrentados nas criações e lavouras de todo o Brasil, além de levarem tecnologias a lojistas e dados precisos para o gerenciamento de fazendas. Diante desta nova realidade, destacamos 3 empresas que atuam em ramos diferentes do agronegócio mas tem em sua missão a revolução no setor: Jetbov, Strider e Klopr.

Jetbov

O JetBov é uma plataforma de gestão para pecuária de corte. Sua missão é popularizar a gestão zootécnica e econômica com uma plataforma totalmente voltada para pecuária de corte, ajudando os pecuaristas a serem melhores gestores, integrando toda a cadeia produtiva da carne.

Através do aplicativo, o pecuarista automatiza a coleta dos dados, substituindo o caderno de campo para transformar dados em informações mais assertivas sobre a produção de carne e os custos. Hoje eles tem clientes presentes em 23 estados, meio milhão de cabeças já passaram pela porteira da JETBOV e a cada dia são mais de 1.000 animais adicionados.

Strider

A Strider uma empresa brasileira líder no mercado de tecnologia para a agricultura. Hoje, a empresa acompanha o dia a dia de mais de 3.000 fazendas no mundo inteiro. Está no Brasil, Estados Unidos, México, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Moçambique, oferecendo soluções tecnológicas focadas em tornar a tomada de decisão do produtor rural mais rápida e assertiva, através de uma plataforma.

A startup ajuda a identificar o momento exato de aplicar, a estimar a produtividade para organizar melhor operação, a garantir que o plantio e colheita evoluam como planejado, a aumentar a produtividade efetiva das máquinas e muito mais.

Klopr

A Klopr.com é uma plataforma digital que une o mundo do cavalo em um só lugar. Já são mais de 5 mil usuários cadastrados fazendo negócio, dentre eles lojistas, fornecedores, profissionais, empresas, criadores e amantes do cavalo.

A empresa dispõe da ferramenta Klopr Shop, na qual é possível vender e comprar tudo do meio equestre. O marketplacesurgiu com o objetivo de ser o principal parceiro facilitador na compra e venda do setor, sendo um canal seguro, gratuito e fácil de operar.

www.klopr.com

Para saber mais sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada pela plataforma de inovação para startups DISTRITO, Os dados de pesquisa e relatórios podem ser acessados através do link https://conteudo.distrito.me/data-miner-agtech. O relatório mostra as próximas tendências de um futuro próximo e conta com dados completos sobre o panorama das novas empresas e como elas farão a diferença nos próximos anos.

Gostaram?

Este artigo foi publicado no blog da Klopr – Rede Social do Cavalo. Acompanhe os próximos artigos e siga nas redes sociais @kloprbrasil no Instagram e no Facebook.

Autoria: Laís Queiroz
Laís tem 24 anos e é formada em Publicidade e Propaganda pela UNICAP. Entrou na equipe da Klopr Brasil há 2 anos e todo dia aprende algo novo sobre cavalo, vaquejada e todo o mundo equestre.

Você também pode gostar de:
Fique por dentro do presente e futuro do agronegócio brasileiro

Compartilhar.

Sobre o Autor

Daniela César Lara

Fundadora da Invicta Propaganda com experiência de mais de 20 anos em comunicação especializada para o agronegócio. Coordenadora de comunicação e novos projetos da Rede AgroMulher, e Operações do Congresso AgroDigital. Publicitária (PUC-MG) com atualização em Marketing (FGV), pós-graduada em Processos Criativos em Palavra e Imagem (IEC/PUC-MG).

1 comentário

  1. Pingback: Grandes lançamentos para o agronegócio acontecerão na AGRISHOW 2019 | AgroMulher

Deixe Seu Comentário