segunda-feira, dezembro 17

Rodrigo Capella lança livro com dicas para empresas de agronegócio turbinarem as vendas

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O jornalista e palestrante Rodrigo Capella, diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing, acaba de lançar o ebook gratuito “Como turbinar as vendas de uma empresa de agronegócio – com ações de marketing e comunicação” (Clique aqui e faça o download).

No livro, Capella compartilha 20 dicas que ajudarão as empresas de agronegócio ganharem mais visibilidade, aumentarem a credibilidade e, consequentemente, ampliarem as vendas. “No ebook, abordo temas fundamentais para empresas se diferenciarem no mercado e aumentarem o market share, como inbound marketing, assessoria de imprensa, redes sociais, storytelling, marketing de guerrilha e marketing de recompensa, entre outros”.

O Portal Agromulher compartilha com você alguns trechos do livro. Confira:

Vivência real da rotina

É fato! A nova geração de agricultores e a mudança constante dos hábitos das antigas gerações têm obrigado muitas empresas de agronegócio a passarem dias e dias no campo, vivenciando rotinas e adequações de processos. As empresas que se baseiam nestes cenários para construir as ações de marketing e de comunicação estão um passo à frente. Iniciativas simples, como adesivos valorizando o empenho e importância do agricultor e sites contando histórias reais de agropecuaristas, têm se mostrado muito eficazes.

 Marketing comportamental relevante

Recomendo atenção para esta frase: o número de ações digitais que impactam os agropecuaristas tem aumentado significativamente, nos últimos anos. Com base em segmentação e determinados comportamentos, como, por exemplo, de navegação em um site, é possível impactar os produtores rurais de forma mais efetiva. Destaque para as newsletters ou ebooks, que ganham personalização e ajudam a diferenciar a empresa de agronegócio da concorrência. 

Marketing de influência natural

Dedique um minuto para refletir sobre esta definição: ações focadas em líderes e entidades que contribuem diretamente para a tomada de decisão de agropecuaristas. Viu como ela tem total sentido e importância? Nesta modalidade, tudo ocorre como se o influenciador tivesse conversando com seu vizinho de cerca. Sobressaem-se as iniciativas de empresas que se associam a projetos relacionados à sucessão familiar, uso de tecnologias, aumento da performance no campo etc. 

Marketing de recompensa

Criação de programas muito bem estruturados para recompensar clientes engajados. É assim, com apenas uma frase, que defino o marketing de recompensa para mostrar que, se bem planejado, ele não exige grande complexidade. Eu cito um exemplo, que ajuda a explicar esta modalidade: uma fabricante de máquinas agrícolas pode oferecer gratuitamente uma nova tecnologia a um cliente que contribuir para a empresa gerar novos negócios.

 Marketing de Dados

Qual o objetivo do marketing de dados? Compartilho com você uma definição rápida que gosto muito de utilizar: o marketing de dados tem como objetivo contribuir para que o cliente da empresa de agronegócio tenha um rico material disponível. Uma empresa de nutrição vegetal pode criar um canal online com um acervo completo, incluindo vídeos educativos e material técnico. Destaque também para as iniciativas que, com base em oscilações de mercado e rotina dos agropecuaristas, instruem, por exemplo, sobre a melhor época para comprar determinado insumo ou vender uma commodity específica

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Agro Mulher

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