Resultado pesquisa sobre tendências para o marketing B2B digital em 2017

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Os profissionais de marketing B2B identificaram duas prioridades-chaves para 2017, de acordo com uma estudo recém-lançado, “Digital Intelligence Briefing: Tendências B2B Digital, 2016-2017“, realizada pelas empresas eConsultancy e Adobe. As duas prioridades para os comerciantes B2B são:

Otimização de conteúdo

Experiência do cliente

A pesquisa revelou que o marketing de conteúdo continua a ser muito importante para os profissionais de marketing no B2B, especialmente em relação a capacidade de gerar grande volume, alta relevância e rapidez na geração de conteúdo.

Ela acrescentou que os profissionais de marketing B2B “reconhecem o valor agregado que uma CX superior (experiência do cliente) pode trazer, na forma de aumento da lealdade e referências, para não mencionar a diminuição da rotatividade de clientes em seu negócio”

O relatório, que é baseado em uma pesquisa com mais de 1.000 profissionais de marketing, digital e comércio eletrônico, identificou estas três principais prioridades digitais para os quem foca no B2B:

– Otimização de conteúdo (37%)

– Segmentação e personalização (28%)

– Automatização de marketing (26%)

Quando perguntado qual foi a oportunidade mais emocionante para a sua organização, a experiência do cliente subiu para o topo:

– Otimizar a experiência do cliente (20%)

– Criação de conteúdo atraente para experiências digitais (17%)

– O marketing baseado em dados que se concentra no indivíduo (14%)

O estudo enfatizou que a implementação desses objetivos, particularmente a otimização da experiência do cliente, é complexa e requer colaboração em muitos aspectos do negócio. Na pesquisa, os profissionais focados em B2B identificaram três principais elementos para oferecer uma excelente experiência ao cliente:

– Estratégia (“um plano coeso, visão de longo prazo e apoio da alta direção para o futuro do nosso cliente”)

– Dados (“tendo acesso e controle sobre dados de aplicativos de clientes e marketing”).

– Habilidades (“combinando habilidades de marketing digital com análise e tecnologia”).

A entrega de CXs ótimos é complicada, porque os clientes de uma empresa encontram uma experiência da marca em cada etapa da viagem do comprador, desde a marca até as vendas ou da prospecção até realmente usar o produto ou serviço. Requer a adesão da alta gerência, o acesso aos dados apropriados e o alinhamento de todos departamentos para que trabalhem juntos, sem gerar problemas para os clientes.

O relatório descobriu que a colaboração é muitas vezes ignorada pelos profissionais de marketing B2B, como uma peça crítica que pode proporcionar uma excelente experiência do cliente. “Sem as equipes trabalhando juntas, a experiência se torna disjunta à medida que o cliente percorre as diferentes partes da jornada, invariavelmente interagindo com equipes diferentes, muitas vezes, sem nenhuma informação do que ocorreu na atividade anterior”, diz o relatório.

Também geralmente esquecido, apontou o relatório, é a experiência do cliente “mobile”. Os profissionais de marketing B2B podem estar subestimando severamente o impacto do celular no processo de compra nos dias atuais. O relatório diz que podemos estar vendo a tecnologia mobile “como um problema tático para resolver em vez de um evento sísmico. Mas com base no crescimento do tráfego mobile e influência, essa visão pode subestimar a necessidade de maior capacidade. “

Os profissionais de marketing do B2B, no entanto, revelaram uma compreensão de que novas e atualizadas habilidades em marketing digital, analítica e tecnologia são necessárias para lidar com a esmagadora mudança que enfrenta seu departamento. Cinqüenta e quatro por cento dos profissionais entrevistados disseram que suas equipes precisam ser treinadas em “novas técnicas, canais e disciplinas”.

Espero que estas informações tenham contribuído, de alguma forma, na compreensão de algumas tendências importantes no marketing digital para empresas B2B nos dias atuais. Certa vez um diretor que conheci durante a minha carreira, me disse que temos que ser amigos das tendências: “Be friend of the trends”

Muito sucesso em 2017 para o seu negócio e sua carreira.

Grande abraço,

Loyola

CEO na Ready2Market Consultoria e Capacitação para o Agronegócio.

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Sobre o Autor

José Alexandre Loyola

Profissional com sólida experiência no segmento de Agronegócio, com mais de 20 anos de experiência profissional, atuando em empresas multinacionais ocupando posições de liderança no Brasil e América Latina nas áreas: Comercial, Marketing, Administração e “Go to Market”.

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