Qual é a previsão do tempo para o seu negócio?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Para o profissional de agronegócio, consultar a previsão do tempo é uma rotina essencial para planejar e acompanhar o desenvolvimento do seu negócio, certo? Tanto é verdade que hoje em dia existe a agrometeorologia, uma combinação de ciências físicas e biológicas que estuda as relações entre os elementos climáticos, o solo e os seres vivos e avalia os fenômenos climáticos que influenciam a produção e a produtividade agrícola. Tudo isso tornou essa ciência uma técnica indispensável na formação dos profissionais que trabalham nas áreas agropecuárias, bem como para os produtores rurais.

Diante do cenário das condições do clima ou do solo é necessário planejar e tomar uma decisão para não perder a colheita ou para tirar mais proveito da situação. É preciso analisar os dados, fazer simulações e realizar análises preditivas com base nas informações apuradas para impulsionar a qualidade da lavoura e, consequentemente, produzir e vender mais.

Você já parou para pensar que quando o assunto é gestão dos negócios, a lógica da previsão do tempo se aplica da mesma forma?

Para ter uma gestão eficiente é necessário acompanhar e analisar dados e informações estratégicas de toda a cadeia de abastecimento, de preferência em tempo real e de maneira consolidada. Isso é fundamental se você é um distribuidor de insumos agrícolas e veterinários, por exemplo. Sem esse conhecimento, você, provavelmente, deve encontrar dificuldade para uma tomada de decisão certeira, o que pode comprometer o resultado final do negócio e até prejudicar a sua rentabilidade.

Para desenvolver um planejamento eficaz, a análise dos dados transacionais é imprescindível. E nesse ponto, com o uso de ferramentas de business intelligence (BI) desenvolvidas especificamente para analisarem o desempenho de cada segmento de produto ou de cliente, é possível fazer previsão de cenários, desenvolver ofertas que tenham mais aderência ao mercado, acompanhar as vendas em tempo real e melhorar o relacionamento com a sua base de clientes – afinal, você estará munido de dados precisos e valiosos para gerenciar o relacionamento com os diversos elos da cadeia.

Por meio da consultoria estratégia e da solução de BI certa você passa a ter a possibilidade de enxergar as oportunidades no dia a dia e também de implementar ações corretivas para não perder novos negócios.

O processo de analisar, elaborar e executar um plano fica muito mais assertivo quando se utiliza soluções tecnológicas desenvolvidas sob medida para suprir os gargalos do setor. São muitos os benefícios do uso de ferramentas de análise e inteligência de dados. Imagine, por exemplo, que você queira conhecer os fatores que motivam o comportamento de compra do empreendedor rural. Para desenhar esse cenário, pode-se encomendar uma pesquisa com algum órgão especializado, que trará algumas projeções (não dados absolutos), com validade curta ou, então, implementar um sistema interno para coleta e análise de dados, que diferente da pesquisa, trará informações mais atualizadas e com a possibilidade de cruzar dados e simular cenários, por meio de análises personalizadas e em tempo real.

Se a sua empresa estiver preparada com as soluções de coleta e análises de dados, com certeza, a sua colheita será promissora. Já se continuar insistindo em ignorar as vantagens dessa tecnologia para o agronegócio, prepare-se para dias chuvosos, com chance de perder a lavoura. A previsão do tempo está disponível para todos. Portanto, a escolha é sua. Pense nisto e sucesso!!!

Compartilhar.

Sobre o Autor

José Alexandre Loyola

Profissional com sólida experiência no segmento de Agronegócio, com mais de 20 anos de experiência profissional, atuando em empresas multinacionais ocupando posições de liderança no Brasil e América Latina nas áreas: Comercial, Marketing, Administração e “Go to Market”.

Deixe Seu Comentário