Produtor: Porque Conhecer Seu Cliente É Essencial

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Tenho conversado com muitos produtores/ clientes que estão fazendo uma reestruturação no seu negócio. Alguns porque estão passando por um processo de sucessão familiar, outros por terem enxergado que é a única forma de se manterem no mercado. O que acontece é que, muitas vezes, existe a necessidade de mudança e o “onde se quer chegar”, mas ainda não está definido o caminho a percorrer. E sem conhecer os clientes (diretos e também o consumidor final), fica difícil estabelecer as decisões a serem tomadas.

No mercado de café é bem claro quando se fala em comercialização. Cansados de ver outras pessoas colocarem o preço no seu produto, e atentos ao crescimento da demanda por cafés especiais, muitos produtores decidem que querem seguir nesta direção. Sentir algum incômodo é o primeiro (e muito importante) passo para a mudança. Mas existe uma longa jornada de aprendizado até “chegar lá”, desde o manejo da lavoura, seleção dos grãos, secagem, torra, moagem e forma de exposição do produto, que fazem toda a diferença na entrega final de um café especial. E conhecer os compradores e os consumidores desses cafés, se possível viver a experiência deles por um tempo, faz uma enorme diferença no posicionamento do seu produto e da forma como produzi-lo!

Falando em frutas, verduras, carne, leite, ou qualquer outro tipo de produção agropecuária, não é diferente. É preciso conhecer o que o consumidor espera do produto que está adquirindo e interessante entender as principais certificações relacionadas ao seu negócio, mesmo que estas não sejam sua intenção no momento, mas é importante saber que elas ditam o que o mercado mais exigente está buscando. E também conhecer o cliente do seu cliente, para atender todos eles da melhor forma.

Para a comercialização de alimentos, o produto oferecido vem acompanhado de como ele foi produzido, tanto em relação às boas práticas agrícolas e à rastreabilidade, quanto considerando a história da propriedade e das pessoas envolvidas na produção. E qualquer produto com história tem muito valor.

Portanto, Produtor, convido você a fazer uma jornada de conhecimento dos seus clientes, sejam eles distribuidores, indústrias, outras empresas ou o consumidor final. Garanto que descobertas incríveis estão à sua espera!

Compartilhar.

Sobre o Autor

Mírian Xavier

Engenheira Agrônoma formada na Universidade Federal de Viçosa e pós graduada em Gestão da Segurança dos Alimentos.