I Encontro das AgroMulheres do Brasil

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

No último sábado, dia 28/09, foi realizado o “I Encontro das AgroMulheres do Brasil” na região de Carambeí-PR, reunindo cerca de 50 mulheres do agro.

SOBRE O EVENTO

O evento foi organizado e realizado pela Rede AgroMulher e o Grupo Agro Mulher Brasil, contando com a participação de produtoras, gestoras, sucessoras, esposas, filhas, netas, e profissionais da área, e teve como objetivo capacitar, inserir, valorizar e integrar as mulheres do agro.

Como Palestrante e Mentora, ministrei a palestra A Influência Feminina na Transformação Digital do Agro na qual abordei sobre a história do Portal AgroMulher, informações sobre as mulheres do agro, tripé tecnológico, fortalezas das mulheres, desafios das mulheres do agro e como contornar esses desafios, focando no desenvolvimento pessoal.

Após a palestra fizemos um bate papo com as mulheres que compartilharam suas histórias de vida no campo e desafios enfrentados. Este momento foi extremamente importante para conectar as mulheres, pois elas percebem que passam por desafios semelhantes e isso traz força e apoio para elas.

“Quando estou sozinha, meu problema torna-se maior e às vezes mais desafiador. Quando estou em um grupo de mulheres, que passa por problemas parecidos, eles se tornam comuns e mais fáceis de serem enfrentados.” (Vanessa Sabioni, Líder Rede AgroMulher).

No segundo momento do evento, ministrei a “Mentoria Inspiradora para Mulheres do Agro”, na qual trabalhei dinâmicas práticas de desenvolvimento pessoal para consolidar o conhecimento teórico adquirido na palestra.

Vanessa Sabioni e integrantes do Agro Mulheres Brasil

Vanessa Sabioni e integrantes do Grupo Agro Mulheres Brasil em dinâmica

DINÂMICAS E INTERAÇÃO

Nas dinâmicas focamos as atividades para o autoconhecimento, como pontos fortes versus pontos fracos, a roda da vida e planejamento de vida. Em seguida fizemos uma dinâmica com bolas e música para trazer o conceito e importância de cultivar as relações interpessoais.

A Rede AgroMulher e o Grupo Agro Mulher Brasil somam mais de 50.000 mulheres do agronegócio e se uniram para trazer transformações na vida destas mulheres. Durante a minha visita na região eu aproveitei a oportunidade para visitar várias produtoras e gestoras no campo. Identifiquei que ambas buscavam por conhecimentos sobre como gerir melhor seus negócios.

Suinoculturas, produtoras de Hortaliças, pecuaristas de leite e corte, produtoras de frutos orgânicos, que residem nas regiões de Carambeí, Ponta Grossa, Piraí do Sul, Catanduvas, Guarapuava, Castro, do estado do Paraná, nos receberam com imenso amor e carinho.

Mulheres em dinâmica no evento

Dinâmica realizada no evento com todas as integrantes.

Em breve vamos divulgar uma série de vídeos com relatos destas mulheres no campo, como é o dia a dia e seus desafios. Agromulheres determinadas, guerreiras e resilientes, fortemente atuantes no campo, onde pudemos relatar de perto os maiores desafios enfrentados por elas e como elas buscam alcançar seus objetivos.

“A realização do nosso primeiro encontro abriu uma visão maravilhosa de que as mulheres precisam sim de algumas horas direcionadas só para elas! Dava pra ver o quanto muitas estavam precisando desse momento para conhecer outras produtoras, trocar informações e até relaxar um pouco da sua rotina, que apesar de pesada, não impede que elas sejam apaixonadas pelo que fazem. Quando a mulher se sente incentivada por outras mulheres no meio Agro ela começa a ver que os seus sonhos e desejos podem ser compartilhados e realizados.” (Kauana Kachineski, Liderança Grupo Agro Mulher Brasil)

Já estamos nos organizando para realizar o segundo encontro no início do próximo ano, tendo como objetivo introduzir conceitos de gestão técnica e econômica, planejamento e rentabilidade agrícola.

Estar em contato com as mulheres do agro, trocar o experiências e contribuir para a qualidade de vida dela, me aproxima do meu propósito que é de transformar a vida das pessoas.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Vanessa Sabioni

Graduada em Egenharia Agrônoma e Mestre em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa – MG. Atualmente cursa o MBA em Marketing ministrado pela Esalq-USP. CEO e Fundadora da Rede Digital AgroMulher.

Deixe Seu Comentário