Participação das mulheres no campo: aumento do reconhecimento e oportunidades

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A participação das mulheres no campo tem aumentado cada vez mais, sendo mais valorizadas e reconhecidas.

Durante todo o ano, por todo país, estão acontecendo eventos voltados para mulheres no campo com o propósito de informar, capacitar e reunir as mulheres do agronegócio brasileiro.  

Em Campo Florido (MG), o Sindicato Rural da cidade promoveu na última semana do mês de Julho, um curso sobre tratores contando apenas com a participação feminina. O objetivo do curso foi preparar as agromulheres para o treinamento de tratoristas, abordando assuntos como: transbordo, colheitadeiras agrícolas, colheitadeiras de cana e pulverizadores automotrizes. Essa iniciativa possibilitou o apoio do Sindicato às atividades das mulheres no campo e capacitação para melhores desenvolvimentos e conhecimentos nos trabalhos rurais.

No dia 1º de Agosto a Case IH em parceria com a concessionária RGS Agrícola, reuniu um grupo de agricultoras no sul do país, realizando o “Encontro Mulheres do Agro”, para discutir os principais desafios e avanços no campo. Abordaram conteúdo sobre como as mulheres têm atuado fortemente no campo, fazendo compra de insumos, gerindo suas fazendas, capacitando-se, estão na linha de frente nas tomadas de decisão.

De acordo com a ONU, as mulheres representam 43% dos trabalhadores rurais no mundo. A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) divulgou uma pesquisa relatando que 1/3 dos cargos de gerencia nas fazendas são ocupados por mulheres e cerca de 45%  delas relatam ter sofrido algum tipo de preconceito no trabalho. Cada vez mais as elas vêm assumindo posições importantes em tomadas de decisão, o que se faz necessária a capacitação, muito estudo e experiência.

Os casos de sucesso estão em todos os cantos do país, as agromulheres estão mais conectadas, unidas e buscam cada vez mais conhecimento e inovação. Nas principais plataformas digitais, podemos ver como elas estão engajadas e querendo mostrar o porque fazem parte do agro, exibindo suas rotinas diárias, as atividades externas à campo, os eventos e também as interações com outras produtoras.

Mais detalhes sobre os eventos e a pesquisa acesse:

Compartilhar.

Sobre o Autor

Paôla Mírian

Estudante de Agronomia, estagiária em marketing, conteúdo e SEO no Agromulher.

Deixe Seu Comentário