segunda-feira, julho 23

Mulheres do Agro Pelo Mundo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Mulher já tem significado de força. É aquela que enfrenta muita descrença na sua capacidade e mesmo assim ergue a cabeça e continua. Que consegue gerir tempo e energia, para executar todas as atividades no trabalho e em casa – e faz tudo com louvor. Que tem sexto sentido e mostra muita delicadeza para lidar com assuntos difíceis. E que tem tantas habilidades, que seria difícil e injusto tentar listar todas de uma só vez.

Falo com propriedade, por ser mulher, mas ainda mais, por ter o privilégio de conhecer e conviver com muitas mulheres fortes e batalhadoras nas minhas andanças pelo Brasil. Mulheres que inspiram todos ao seu redor, e ensinam sobre força e determinação em cada atitude do seu dia-a-dia.

A maioria das mulheres inseridas no agronegócio brasileiro, segundo sumário de pesquisa publicado em 2017 pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), fazem parte desse contexto porque gostam de trabalhar no campo. O material, denominado “Todas as Mulheres do Agronegócio”, contempla mulheres que fazem parte de diferentes elos da cadeia e possui abrangência nacional.

Neste mês de maio, dedicado às mães, falar sobre a força da mulher é indispensável. E contar histórias de mulheres que contribuem com o agronegócio, direta ou indiretamente, é garantir que elas recebam o merecido valor.

No meu próximo artigo de maio vou falar sobre algumas agromulheres que conheci, de ponta a ponta na cadeia produtiva. Ao falar sobre dificuldades e superações, a intenção é inspirar outras mulheres e dizer o quanto o nosso universo agro é grato por ter essas guerreiras atuando.

Na foto, Dona Henriqueta Miranda Carvalho Silva recebendo o prêmio Cafeicultora Inspiração do Ano, durante o Primeiro Encontro Mulheres do Café, realizado em Três Pontas em março de 2018. Aos 94 anos, Dona Henriqueta coordena a produção de café em sua propriedade no Sul de Minas e faz planos de expansão da produção. Aqui sim tem história e inspiração!

Compartilhar.

Sobre o Autor

Mírian Xavier

Engenheira Agrônoma formada na Universidade Federal de Viçosa e pós graduada em Gestão da Segurança dos Alimentos.

2 Comentários

  1. Pingback: » Mulheres do Agro Pelo Mundo

Deixe Seu Comentário