Mucunas são indicadas para recuperação de solos degradados e controle de daninhas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Adubação verde é indicada para cultivo convencional e orgânico

As mucunas – cinza e preta – são leguminosas rústicas para adubação verde indicadas para recuperação de solos degradados pela sua grande capacidade de produzir biomassa em condições adversas. Além disso, auxiliam no controle de plantas daninhas e fixam nitrogênio, até 180 kg/ha. De abril até agosto, é a época ideal de plantio, germinação e desenvolvimento, nas regiões Norte e Nordeste por conta do período das chuvas. Já no Centro-Oeste, podem ser plantadas tardiamente, desde que tenham precipitações.

Essas leguminosas são indicadas em áreas de Cerrado, pois suportam temperaturas elevadas, mas necessitam de umidade suficiente para germinação e desenvolvimento, podendo ser cultivadas agora no final do período de chuva dessa região.

De acordo com o diretor comercial da Piraí Sementes, José Aparecido Donizeti, a adubação verde com leguminosas proporciona diversas vantagens, como a economia com fertilizantes nitrogenados, grande rendimento por área, sistema radicular profundo, que ajuda a descompactar o solo e simbiose com bactérias fixadoras de nitrogênio. “Já a rotação de culturas é benéfica à melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo, ao controle de plantas daninhas, bem como ao de doenças e pragas, à reposição de restos orgânicos, e à proteção do solo contra a ação dos agentes climáticos.”

Todas as sementes indicadas para adubação verde podem ser utilizadas em cultivos convencionais e orgânicos. A Piraí Sementes oferece orientação técnica para o plantio e manejo das variedades que comercializa.

Piraí Sementes

Referência em sementes para adubação verde, está há 40 anos no mercado. Instalada em Piracicaba/SP, a qualidade de seus produtos é garantida pela seleção criteriosa dos campos de produção, pela tecnologia de beneficiamento e análise das sementes e, principalmente, pela equipe técnica responsável por todo o processo. Comercializa sementes de aveia-preta, crotalária-breviflora, crotalária-juncea, crotalária-ochroleuca, crotalária-spectabilis, feijão-de-porco, guando-forrageiro arbóreo, guandu-forrageiro anão, lablab, milheto, mucuna-cinza, mucuna-preta, nabo-forrageiro e tremoço-branco.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Flávia Romanelli

Jornalista com mais de 20 anos de experiência. Atualmente é consultora de comunicação da Ello Agronegócios, empresa de gestão e pesquisas do Agro.

Deixe Seu Comentário