Livro resgata memórias da vida rural no interior de Goiás

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Produzido pela Jornalista e redatora do Portal Agromulher, Marluce Corrêa Ribeiro, o livrorreportagem “Orizona: a voz do campo no coração do Brasil” relata experiências da vida no campo no interior do estado de Goiás. A partir de depoimentos de homens e mulheres, o livro mostra a riqueza e a essência da vida rural pelas palavras e olhar de quem viveu e vive na pele as alegrias e dificuldades de ser do campo

“Quem dirige distraidamente pela GO 330, no sentido Catalão-Goiânia, na altura do km 186, vai sentir um ar diferente. Vai ver umas casinhas pacatas, um posto de gasolina e um típico trevo de cidade pequena. Cercada por lavouras de soja e milho, a pequena Orizona guarda muitas histórias e vem sendo tomada pelo ‘progresso’. Um município de povo hospitaleiro – como bem diz o seu hino -, convidativo ao extremo, que faz quem por lá pisa se apaixonar por aquelas terras. Cidadezinha de pouca notoriedade no cenário nacional mas que encanta quem por lá passa da mesma forma que você, querido leitor, vai se encantar pelas páginas desse livro. Fique à vontade e se delicie com as histórias narradas aqui. Garanto que, mesmo sem conhecer Orizona, você vai querer – ao menos uma vez – estar nesse lugar”.

Quem não conhece, já morou ou já visitou uma cidade como a descrita no trecho acima, não é mesmo? Com o jeitinho pacato de cidade pequena, com o povo humilde que lá habita, com as histórias entremeadas pelas estradas de terra desse município, a escritora Marluce Corrêa Ribeiro conheceu histórias, descreveu memórias e relatou fatos que podem te levar a conhecer, relembrar, matar a saudade, imaginar e até se emocionar com a descrição de realidades de pessoas, gente como a gente, que viveu todas as mudanças de um modo de vida rural muito diferente do que temos hoje.

O livrorreportagem, em seus 13 capítulos dispostos em 216 páginas, conta histórias de vida de 12 diferentes personagens. De idosos que viveram toda sua vida no campo até jovens que também não pensam em sair dali. Relatos de tempos difíceis, trabalhosos, porém unidos, com espírito de companheirismo e colaboração. Até tempos de facilidade, de conexão além das cercas da fazenda, de locomoção fácil e de acesso a níveis mais altos de estudo.

Você, jovem, já se perguntou como era o campo no tempo de seus avós? Como eram as relações familiares em famílias tão grandes? Como era o trabalho e as relações entre vizinhos e companheiros de “lida”? Como eram as tradições? Você já parou para pensar no quanto as coisas mudaram em termos de comunicação, transporte, acesso à educação e tantos outros aspectos?

E você que vivenciou tudo isso? Tem vontade de reviver essas histórias e situações daquele tempo bom? Matar a saudade do tempo que viveu no campo?

O livrorreportagem “Orizona: a voz do campo no coração do Brasil” pode lhe proporcionar tudo isso. Esse livro foi produzido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em 2016.

Por meio das palavras de Marluce Corrêa Ribeiro, o livro lhe permite essa viagem no tempo e no espaço. Essa leitura permitirá que você conheça pessoas como você ou como alguém que você conhece, com histórias que te lembram a infância, permitirá imaginar e idealizar como é essa Orizona que é o retrato de tantos outros pequenos municípios por esse Brasil afora. Com a leitura dessa obra produzida e publicada de forma independente, você irá entender como a tradição, a cultura e a história do interior do nosso país é bela, rica, e o quanto ela merece ser valorizada por cada um de nós.

Serviço

Livro: “Orizona: a voz do campo no coração do Brasil”

Como comprar: direto com a autora pelo Instagram (@marlucecorrea17), Linkedin (Marluce Corrêa Ribeiro) ou pelo e-mail: marluce17.correa@gmail.com

Características do produto: capa dura, colorido, 216 páginas

Envio para todo o Brasil

 

Fotos de divulgação: Daniel Teodoro

Compartilhar.

Sobre o Autor

Marluce Corrêa Ribeiro

Filha de produtores rurais, técnica em agropecuária, jornalista e estudante de Agronomia.

Deixe Seu Comentário