segunda-feira, dezembro 17

Lablab é opção de adubação verde e alimentação animal com plantio ideal de outubro a novembro

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O início do plantio das sementes de adubação verde de verão está próximo e os produtores já estão se organizando para conseguirem os melhores resultados da prática. Uma das leguminosas indicadas para o período é a lablab, que tem dupla aptidão, pois pode ser utilizada como adubo verde e também forrageira para alimentação animal via pastejo ou cocho.

De acordo com o diretor comercial da Piraí Sementes, José Aparecido Donizeti, como adubo verde, a lablab é indicada para rotação com milho, sorgo e consórcio com plantas perenes, principalmente citros. “Além disso, é um excelente banco de proteínas para animais, mas o consumo excessivo provoca timpanismo no gado”, explica.

A planta tem boa adaptabilidade pois apresenta tolerância alta à seca e é um excelente fixador de nitrogênio no solo, o que aumenta a fertilidade e a produtividade das culturas consorciadas ou plantadas em rotação.

O diretor também destaca que a adubação verde diminui a utilização de adubos e defensivos químicos, promovendo uma agricultura de baixo impacto ambiental e à saúde. “A prática pode também ser utilizada por produtores orgânicos certificados.”

A Piraí Sementes é uma das principais fornecedoras de sementes de lablab e oferece ainda orientação técnica para o plantio e manejo.

Piraí Sementes
Referência em sementes para adubação verde, está há 40 anos no mercado. Instalada em Piracicaba/SP, a qualidade de seus produtos é garantida pela seleção criteriosa dos campos de produção, pela tecnologia de beneficiamento e análise das sementes e, principalmente, pela equipe técnica responsável por todo o processo.

Comercializa sementes de aveia-preta, crotalária-breviflora, crotalária-juncea, crotalária-ochroleuca, crotalária-spectabilis, feijão-de-porco, guando-forrageiro arbóreo, guandu-forrageiro anão, lab lab, milheto, mucuna-cinza, mucuna-preta, nabo-forrageiro e tremoço-branco.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Flávia Romanelli

Jornalista com mais de 20 anos de experiência. Atualmente é consultora de comunicação da Ello Agronegócios, empresa de gestão e pesquisas do Agro.

Deixe Seu Comentário