segunda-feira, dezembro 10

Já ouviu falar em “Processos Ágeis de Comunicação”?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Os processos de comunicação são cruciais para sua marca, produto ou serviços desenvolverem seus potenciais no mercado.

No entanto, muitas vezes, a execução torna-se difícil e lenta, por vezes até desgastante, gerando perda de oportunidades e até frustração.

Uma boa chance adiada é um negócio desperdiçado. O mundo, raramente, traz uma segunda ocasião nos mesmos moldes.

Mas como estar pronto para desempenhar o potencial máximo com a sua estrutura atual de comunicação?

Quatro valores são, realmente, mágicos para que isso aconteça.

Vou detalhá-los aqui:

1-   Respeito – Presume-se que os profissionais estão onde estão por merecimento e por quê são capazes de realizar as tarefas recebidas. Assim, considerar a competência do outro é fundamental para começar uma conversa onde todos são responsáveis e na qual duas ou mais cabeças pensam melhor que uma.

2-   Abertura – As pessoas envolvidas nos processos de comunicação devem ter abertura para falar francamente sobre os diferentes aspectos de uma peça, direcionamento ou estratégia de comunicação. O alinhamento inicial sobre “o que é”, “o que se espera” e o “que pode ser feito” evita muitos erros e desperdício de energia, tempo e dinheiro.

3-   Confiança – É igualmente importante haver confiança nos membros da equipe, seja de fornecedores ou internos de uma empresa. A confiança permite que as tarefas sejam delegadas e as aprovações sejam otimizadas. Um exemplo: o diretor de marketing deve confiar na condução do coordenador durante o processo para que haja o mínimo de aprovações.

4-   Coragem – Quando tem-se respeito, abertura e confiança, o ser humano sente-se pronto para ter coragem de dar os passos de maneira mais independente, resolver pendências sem travar outros profissionais e tomar decisões por si só. Ele está consciente do seu papel no todo do processo e sabe que é também responsável pelos resultados.

Acelere estes valores e crie uma cultura ágil. Você não vai se arrepender.

Quer mais informações? Me chama, fique atento ao meu perfil ou procure também outros autores e conteúdos (Manifesto Ágil, Scrum, Kanban, etc).

Compartilhar.

Sobre o Autor

Daniel Duarte

Daniel é jornalista, gerente da Dados Comunicação e atua desde 2000 em comunicação corporativa para grandes empresas, bem como em redação/edição de conteúdo para publicações nacionais e internacionais. Mestre em Novas Tendências do Jornalismo (Universidad Complutense de Madrid), MBA em Gestão do Agronegócio (FGV) e Especialista em Marketing Digital (FIT), é um entusiasta dos métodos ágeis aplicados a processos de comunicação, promotor da transformação digital e fascinado pelo agronegócio brasileiro. É autor dos livros “Oriente, rapaz – A Mediação dos Capacetes Azuis Brasileiros no Conflito entre Israel e Egito” e “Primeras propuestas sobre el estilo de escritura del blog-periodismo”, bem como palestrante sobre o universo do agronegócio e da comunicação.

Deixe Seu Comentário