Identificando sinais de alerta do ambiente para definir estratégias

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Antes de definir qualquer estratégia na empresa é preciso conhecer o ambiente em que ela está inserida e observar os alertas para evitar surpresas

 

Ser pego de surpresa por situações impactantes, não costuma ser algo bom. Se a surpresa for boa, você pode não aproveitar, simplesmente por não ter sabido em tempo. E se for ruim, os estragos podem ser desastrosos. Nos negócios, a história é a mesma, então como evitar as surpresas?

A melhor forma está em realizar um monitoramento estratégico do ambiente em que a empresa está inserida. Nesse monitoramento são levantadas e analisadas diversas informações vindas do ambiente, com objetivo de verificar os sinais de alerta, identificando ameaças e oportunidades para a empresa.

O ambiente de negócios é complexo e muda constantemente, o que torna muito mais difícil a tomada de decisões estratégicas que os líderes da empresa precisam fazer. As incertezas do mercado dificultam o tempo de ação das empresas, uma vez que o tempo certo de agir é inversamente proporcional a intensidade dos sinais, isto é, quanto mais intenso for o sinal (maior a certeza), menor o tempo de ação.

Como criar um sistema de monitoramento eficiente?

Para criar um sistema de monitoramento eficiente de sinais de alerta precisamos responder algumas perguntas como:

  • Quem deve ser monitorado? Pessoas, empresas, concorrentes, fornecedores, órgãos públicos, instituições…
  • Quais temas de monitoramento? Novas tecnologias, comportamento do consumidor, lançamento de produtos, fusões e aquisições…
  • Como vamos buscas as informações, e quais são as fontes para cada uma delas? Internas, externas, sistemas, pessoas…

Respondendo essas questões, é possível definir o foco do monitoramento do ambiente, que deve ser estratégico para a empresa, isto é, ter importância e impactos representativos ao negócio, trazendo vantagens e diminuindo os riscos das decisões, mesmo quando tomadas em situação de incerteza. Esse monitoramento deve originar informações relevantes que possam ser registradas, compiladas e analisadas, garantindo maior confiança nas ações estratégicas.

Análise do ambiente externo e interno

A análise do ambiente é como um quebra cabeça em que os líderes da empresa vão encaixando as peças e formando cenários que ajudam na compreensão do ambiente, das mudanças que podem ocorrer, das vantagens e dos riscos que impactam diretamente o negócio.

Portanto, para não ser pego de surpresa, é importante monitorar o ambiente externo e interno da empresa entendendo as transformações e definindo as estratégias de ação. Informação é poder, saber o que está acontecendo no mercado e estar preparado para as mudanças é o que diferencia a empresa das demais.

Por fim, uma coisa é certa, se esperar ter 100% de certeza para tomar uma decisão, é certeza que o tempo já passou…  Então não perca mais tempo, participe do AgroMulher Academy Week para falarmos mais sobre o impacto do ambiente na estratégia e adaptação do seu negócio.

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Sobre o Autor

Janaina Gagliardi Bara

Janaina Bara é Especialista em Marketing Estratégico e Agronegócio. Atua no mercado agro há mais de 10 anos em projetos de consultoria de marketing e estratégia. Desenvolvido projetos na área de planejamento, gestão estratégica e marketing estratégico focados em empresas do setor agronegócio e de bens de consumo. Experiência na área de marketing de indústria de alimentos, professora e mentora em disciplinas de administração estratégica e marketing. Mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP, MBA em Inteligência de Mercado pelo Ibramerc, e graduada em Administração de Empresas pela FCAV/Unesp Jaboticabal.

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