Futuro Zootecnista: 5 passos para assumir sua posição no mundo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O artigo de hoje é para dar uma sacudida nesta galera jovem, que se identifica com o campo mas ainda está pensando o que vai fazer da vida.

Em conversas com pessoas de diferentes segmentos e que ocupam variadas posições no mercado, o comentário é o mesmo: Como engajar esta nova geração, que quer tudo pronto e do seu jeito? Como mostrar a eles o poder que tem nas mãos, podendo assumir importantes lugares no mercado de trabalho ou mesmo empreendendo atrás de seus sonhos?

Aproveitando que estamos em maio – mês em que se comemora o dia da profissão linda que escolhi pra vida – minha chamada vai para você, aspirante a Zootecnista, que tem vontade de atuar no universo agro, produzindo comida para o mundo, mas não se sente preparado para seguir seu desejo ou mesmo a você, que se sente inferior a colegas que nasceram no campo, dentro de fazendas e não tem dúvidas do tipo “qual o tempo de gestação de uma vaca” ou “o que um porco come para atingir aquele peso com tão pouco tempo”…

Poderia escrever um texto enorme sobre isso, mas achei mais prático e eficiente fazer de outra maneira.

Resolvi fazer isso falando os 5 passos para você assumir sua posição no mundo. Topa encarar isso comigo? Então vamos lá:

  1. Decida seu propósito. O porquê você está aqui. Qual seu papel na humanidade? O quê o mundo perderia se você e sua intenção não existissem?
  2. Visualize isto acontecendo. Não há um minuto durante o dia em que não visualizemos algo porque o poder da visão está agindo o tempo todo. Afaste tudo da mente, exceto a imagem que deseja, porque ela é tudo o que te interessa. Não deixe que a atenção se focalize nas coisas brandas do dia a dia.
  3. Corpo e mente devem trabalhar juntos. Da mesma forma que utilizamos o avião para cobrir grandes distâncias rapidamente, podemos utilizar a nós mesmos para atingir propósitos maiores, onde o corpo representa a estrutura do avião e a mente, o potente motor que o impulsiona para frente, em direção ao destino desejado. Pense e aja na direção almejada!
  4. Você é único. Seja único. Um jovem não deveria esperar ver a mesma atividade que o outro. Não se deve supor que pessoas vejam e sintam do mesmo modo. Nem que realizem os mesmos feitos. Se acredita que o que vê é relevante e único – ainda que não concorde – expresse seu modo de ver o mundo para que mais pessoas possam enxergá-lo à sua mesma maneira. Na pior das hipóteses, irá identificar alguns aliados para trabalhar em conjunto.
  5. Defina verdades e não imponha dificuldade para comprová-las a si mesmo. Quanto mais discussão sobre a verdade é admitida na vida de um indivíduo, maior é a barreira que ele levanta, antes que chegue um dia distante em que há que transpô-la.

Horas antes de iniciar este artigo, recebi a notícia de que havia sido indicada entre os 20 Zootecnistas de destaque no Brasil, de acordo com o BeefPoint. Olhei os demais nomes que compunham a lista e refleti o motivo de estar entre tantos profissionais admirados por mim e por mais uma legião de pessoas. Em nenhum momento pensei que eu não merecera ou que não era justo estar lá. Afinal sei o que já passei para chegar aqui e sei que tem muito mais pela frente. Me deu uma sensação de estar cada vez mais perto do meu propósito maior. Um sentimento de estar agindo dia após dia, consistentemente para que a missão fosse se cumprindo.

Se eu sabia disso tudo no dia em que comecei na Zootecnia? Jamais! Mas as respostas surgem para direcionar. As pessoas aparecem para ajudar. Os fracassos vêm para fortalecer. Os desafios, para que haja superação e por aí vai… Já pensou que chata seria a vida se tivéssemos todas as respostas antes da prova começar? Se soubéssemos o resultado do placar antes do jogo iniciar? A vida é magica e tudo o que precisamos está dentro da gente.

Por isso, meu caro jovem, futuro ou futura Zootecnista, meu desejo é te inspirar a entregar o seu melhor para o mundo. O que vem depois é fabuloso! Permita-se ter esta sensação.

Espero em breve te cumprimentar pelo seu dia. Para os já atuantes: FELIZ DIA DO ZOOTECNISTA!

Conta comigo, um forte abraço,

Andrea Mesquita

Compartilhar.

Sobre o Autor

Andrea Mesquita

Deixe Seu Comentário