terça-feira, outubro 23

Exposição na mídia gera retorno milionário para empresa de agronegócio

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Entrevistas em TVs e rádios, publicação de matérias em sites, blogs, revistas e jornais, encontros de relacionamento com jornalistas e influenciadores, divulgação de artigos de opinião e visita à fábrica.

Estas foram algumas das ações de comunicação realizadas por uma empresa de agronegócio, com o suporte da assessoria de imprensa contratada, que contribuíram para um retorno em espaço de mídia de exatos R$ 2.405.029,00, no período de apenas um ano.

O trabalho teve início com um planejamento, que determinou os temas que seriam trabalhados, as estratégias de comunicação e as mídias mais importantes para a empresa de agronegócio.

Na sequência, a assessoria de imprensa contratada iniciou o contato com jornalistas e influenciadores e produziu textos de divulgação e sugestões de pautas estratégicas.

Em um próximo passo, foram agendados encontros com jornalistas dos veículos de agronegócio e negócios e também com influenciadores, o que contribui para estreitar o relacionamento da empresa com a mídia.

Durante o trabalho, também foi ministrado, pela assessoria de imprensa, um treinamento (media training) para preparar os porta-vozes para este contato com a imprensa e apresentar temas importantes, como o que é notícia, a mudança de perfil do jornalista e as etapas de uma entrevista, entre outros assuntos relevantes.

A assessoria de imprensa contratada elaborou relatórios mensais, com mensuração do retorno do investimento (ROI), e, a cada dois meses, foram realizadas reuniões para ajustes e melhorias.

No total, a empresa de agronegócio teve 166 matérias publicadas na mídia online (sites e portais) e 78 matérias publicadas na mídia impressa (jornais e revistas), além de 05 entrevistas em rádio e 04 entrevistas em TV.

O trabalho realizado contribuiu para a empresa de agronegócio ampliar a sua relevância no mercado e para, consequentemente, aumentar as vendas.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Rodrigo Capella

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Jornalista e pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Já ministrou palestras, cursos e treinamentos sobre comunicação digital no Banco do Brasil, Novartis, Coelba, Produquímica e HJ Baker, entre outras empresas. Foi professor de comunicação digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP.

4 Comentários

  1. Angelo Teixeira Boarini em

    Parabéns RODRIGO CAPELLA pelo excelente artigo.
    É realmente, em tempos de midia tão diversificada e redes sociais, que se tenha uma estratégia elaborada especificamente visando o publico alvo e resultados.

  2. Há mais de 20 anos se discute nos congressos de comunicação e na academia como mensurar os retornos das ações de comunicação, sobretudo ações de assessoria de imprensa. Grande parte dos profissionais não concorda e abandonou esse tipo de métrica que se precifica o espaço editorial como se fosse espaço publicitário.

    • Rose, obrigado pelo comentário. Há diversas fórmulas de mensuração. Para este cliente específico, adotamos o equivalente publicitário. Na Ação Estratégica, definimos a fórmula junto com os clientes. Abs.

Deixe Seu Comentário