segunda-feira, dezembro 17

Entrevista com uma Empreendedora de Sucesso

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A entrevista abaixo foi realizada com Zadna Camelo, proprietária de uma distribuidora de insumos agrícolas no Ceará (região da Serra da Ibiapaba). Zadna conta brevemente a evolução do trabalho junto aos produtores, e fala sobre a importância da conscientização destes a respeito do uso dos defensivos e dos cuidados com a saúde dos trabalhadores.

COMO VOCÊ VÊ A AGRICULTURA DA SERRA HOJE, ZADNA?

Hoje os produtores compram os EPIs. A qualidade de vida é outra, as pessoas vivem bem na Serra. Melhorou muito mas tem muito a melhorar ainda, o projeto de boas práticas vai complementar tudo que a gente já tem feito.

Falando em irrigação por exemplo, hoje 90% do pimentão tem gotejo e 75% do tomate produzido aqui na região também é com gotejo.

Os produtores sabem o que é carência dos produtos e estão vendo as cobranças dos supermercados. A credibilidade da loja é muito grande porque eles seguem o que a gente fala. Tentamos fazer um trabalho responsável, o que não é fácil, mas fomos levando essas ideias aos poucos para os produtores.

Foi um trabalho de “formiguinha”. Eu acho que vai melhorar mais, se Deus quiser!

Este trabalho de venda de insumos é um ramo de muitas críticas. Mas a gente tem que ter consciência do trabalho que faz. Nosso trabalho é muito importante para os produtores.

COMO ERA A REGIÃO DA SERRA HÁ 10 ANOS ATRÁS?

Ninguém usava EPI, a loja dava o EPI e eles nem gostavam de ganhar. O produtor não sabia o que era dosagem e carência, não tinha receituário, não devolvia embalagens (ficava tudo jogado no campo, pendurado nas hortas), não fazia tríplice lavagem, não tinha lugar pra guardar. Não tinham medo do produto.

POR QUE A MUDANÇA?

Antes de multar alguns órgãos vieram orientar (como a ADAGRI), rodavam de região por região junto com a AgroFértil orientando.

Fizemos também uma conscientização com os produtores na loja e no campo, realizamos palestras com os produtores e com as crianças nas escolas, doação de mudas para plantar nas nascentes dos rios, orientação para rotação de culturas, irrigação com gotejo.

A Agrofértil Camelo, distribuidora de insumos agrícolas do interior do Ceará, completa 28 anos em 2018. E tem um grande caminho pela frente, em parceria com os produtores da Serra da Ibiapaba. Zadna é uma empreendedora de sucesso, muito admirada entre os produtores da sua região. Junto ao seu marido, Romildo Mesquita, faz a gestão da Agrofértil e o acompanhamento do trabalho de conscientização no campo.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Mírian Xavier

Engenheira Agrônoma formada na Universidade Federal de Viçosa e pós graduada em Gestão da Segurança dos Alimentos.

Deixe Seu Comentário