Empresas do agronegócio que investem em gestão têm aumento de até 25% em seu faturamento anual

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As empresas do setor de agronegócios, principalmente de pequeno e médio porte, muitas vezes apresentam deficiências em sua gestão, o que dificulta o crescimento do faturamento e da sua participação de mercado. Quando a administração é familiar ou envolve sócios, o problema tende a se agravar e muitas vezes uma companhia com grande potencial acaba ficando estagnada ou até fecha suas portas após anos de resultados negativos.

Com as ferramentas e o modelo de negócio certos, têm sido alcançados incrementos de até 25% no faturamento, reduções por volta de 5% nos custos e evolução na participação de mercado de três a 15 pontos percentuais ao ano, explica o diretor da Ello Agronegócios e Consultoria, Leandro Ponchio. As estratégias de gestão também permitem reposicionamento dos preços, de sete a dez pontos percentuais. “Além disso, o ambiente de trabalho melhora, reduzindo a rotatividade de colaboradores e aumentando a motivação e o rendimento de todos”, explica.

Segundo Ponchio, é crucial que a empresa tenha um propósito genuíno e metas objetivas para seus colaboradores. “Sem governança, não há direcionamento nem clareza nos resultados. Com isso, o funcionário fica insatisfeito e o cliente final recebe os resultados negativos dessa equação. ”

Entre as técnicas e serviços que uma gestão profissional podem oferecer estão treinamentos para colaboradores e distribuidores, pesquisas de clima organizacional, de posicionamento da marca e desempenho de preços, estratégias de acesso ao mercado e posicionamento e lançamento de produtos. “Acreditamos que não basta apenas oferecer o serviço, temos que auxiliar nossos clientes na implementação dessas mudanças. Normalmente, um resultado de pesquisa requer mudanças nas dinâmicas estabelecidas nas empresas ou, até mesmo, que o negócio todo seja repensado”, orienta Henrique Servolo, diretor e pesquisador da Ello Agronegócios e Consultoria.

Case de sucesso

Referência em adubação verde e sementes, a Piraí Sementes está há 40 anos no mercado e implantou a gestão profissional de sua empresa para alavancar ainda mais seus resultados. O trabalho desenvolvido pela Ello Agronegócios e Consultoria para a Piraí tem como objetivos a prospecção de novos mercados, divulgação dos benefícios da adubação verde, posicionamento da marca e treinamento da equipe comercial. “A gestão interna também está sendo trabalhada, com a criação de novos cargos e metas. Todas as ações estão sendo desenvolvidas a partir das pesquisas de saúde/clima organizacional (OHI) e de satisfação dos clientes (NPS) realizadas pela Ello”, conta Servolo.

De acordo com o planejamento do negócio, há expectativa de um aumento significativo do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), melhor desempenho de preços na comparação com a temporada 2015/16 e recomendação dos clientes dos produtos e serviços da Piraí Sementes.

Para o diretor comercial da Piraí Sementes, José Donizeti Carlos, o objetivo maior do trabalho desenvolvido com a Ello é a governança focada na reorganização da empresa e transparência para o mercado. “Temos como expectativa a redução de custos operacionais e ganho na margem de comercialização dos nossos produtos. Enfim, queremos aumentar a lucratividade da empresa. “

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Sobre o Autor

Flávia Romanelli

Jornalista com mais de 20 anos de experiência. Atualmente é consultora de comunicação da Ello Agronegócios, empresa de gestão e pesquisas do Agro.

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