Ela me ensinou a ser um líder

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Acredito que gratidão nos transforma, concedendo um novo olhar para tudo ao redor e, consequentemente, uma melhora imensa em nossa qualidade de vida.  Decidi escrever essa série de artigos por ocasião do dia das mães – para enxergarmos melhor quantos ensinamentos elas nos concedem; gerando mais gratidão – e por uma realidade particular minha:

Perdi minha mãe quando eu tinha 15 anos, mas houve tempo suficiente para aprender muito com ela. Depois disso, Deus colocou pessoas incríveis em minha vida, que são como mães para mim. Por fim, o que mais tenho na minha família são mães, minha esposa é mãe, possui 6 irmãs, todas com filhos. Elas têm idades diferentes, filhos em quantidades e idades diferentes. Totalizam dezoito sobrinhos. Além dessas, ainda tenho minha irmã e mães entre amigas próximas. Nessa realidade, tenho observado o quanto nós podemos aprender sobre carreira e liderança com as mães; e quero compartilhar com você um pouco desse aprendizado maravilhoso e contínuo.

Aprendizado número 1:  Você é um líder e deve comportar-se como tal! 

Não esqueço como minha irmã, três anos mais nova, imitava toda besteira que eu fazia. Se eu brincasse com fogo, ela queria também, se eu subisse em algum lugar mais alto, ela tentava subir. Minha mãe sempre brigava comigo dizendo “Está ensinando besteira para ela!”. Maridos também ouvem essa frase, pois fazemos coisas que os pequenos vão imitar! Às vezes até queremos mesmo que imitem!

Amplie seu entendimento quanto à liderança, mesmo que no seu trabalho você não tenha uma equipe sob sua responsabilidade:

As pessoas ao seu redor esperam de você atitudes de liderança.

Sua família, as pessoas que trabalham com você, seus amigos, seu cônjuge, seus filhos, todos ao seu redor esperam essas atitudes de você. Por isso, conhecer mais sobre liderança, observar e praticar os princípios que te levam a ser um bom líder é gerar qualidade de vida para você e para quem você ama.

Nossas atitudes na empresa refletem na nossa imagem e no nosso futuro, pelo que as pessoas esperam de nós e pelas voltas que o mundo dá.  Seguir regras, dar bons exemplos, inspirar, são atitudes que vão abrir portas para você. Mas também vão embasar e reforçar sua autoridade quando você já tiver passado por uma dessas portas, ou seja, quando estiver em uma posição de cobrar atitudes de outras pessoas.  Carreiras ficam estagnadas, promoções são perdidas e líderes têm dificuldades de conduzir sua equipe por conta do mau exemplo dado no passado, quando ainda não eram líderes formalmente. Digo formalmente para reforçar o que falei acima: as pessoas ao nosso redor esperam receber de nós atitudes de liderança.

Isso significa que somos escravos, sempre limitando nosso comportamento? Bem, minha irmã nunca significou isso para mim, nem meu filho, colegas de equipe ou equipes que liderei. Mas sempre foram ótimos motivos para eu tentar fazer o que é certo e dar o meu melhor. Sempre me ajudaram a experimentar a enorme satisfação de inspirá-los e de me superar!

E isso, eu aprendi com a minha mãe!

Compartilhar.

Sobre o Autor

Leandro Passos

Atua como Coach de Carreira e Alta Performance, ajudando pessoas sobrecarregadas e sem tempo a realizarem seus mais importantes projetos profissionais e pessoais, tendo ainda mais tempo para quem amam.

1 comentário

  1. Pingback: » Ela me ensinou a ser um líder

Deixe Seu Comentário