Cultivando mulheres inspiradoras – Denise Resende

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Histórias inspiradoras de mulheres fortes, determinadas e reconhecidas são incentivo para tantas outras mulheres que lutam diariamente para ocupar seu espaço no agro

Para mostrar essa força feminina no agro, criamos o quadro “Cultivando mulheres inspiradoras”. Esse quadro de entrevistas trará histórias de superação de grandes mulheres do agro, com todos seus desafios e oportunidades.

Hoje em nossa entrevista, trazemos a história da Zootecnista e produtora rural, Denise Resende Pereira.

A história de Denise com o agro, vem de berço. Todas as gerações de sua família vieram do agro e ela foi nascida e criada no campo. Denise conta que seus avós, tanto paternos quanto maternos, construíram toda a família pela força da pecuária leiteira e de corte, como muitas famílias por esse Brasil afora. E ela conta também como seus pais e sua irmã influenciaram em suas escolhas e em sua carreira profissional.

“Meu pai, formado em medicina veterinária foi um grande influenciador na minha trajetória profissional. Minha mãe, formada em biologia e gastronomia, me incentiva e me inspira a traçar meu caminho com propósitos e com amor. E minha irmã Deise, que traçou sua vida na arte, música e pintura, me incentiva a ser cada vez mais sensível e, com certeza, me ensina a respeitar ainda mais a natureza, os animais e a vida”, declara Denise.

Uma história, vários caminhos

Denise é natural de Uberlândia-MG, formada em Zootecnia pela FAZU (Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba – MG). Ainda como recém-formada, ingressou em uma multinacional, onde trabalhou por quase 5 anos. Nesse período, Denise se destacou na consultoria às maiores fazendas produtoras de leite da região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Pontal do Triângulo, e vivenciou grandes negociações e estratégias comerciais, sempre atrelando as vendas aos seus conhecimentos técnicos.

Com o passar do tempo, o desejo de desbravar outros caminhos cresceu e Denise foi para fora do país. Morou em Londres por um tempo, onde conheceu pessoas que lhe mostraram o mundo empresarial, que foi exatamente o caminho que ela seguiu quando voltou ao Brasil. Chegou a investir no ramo da gastronomia, onde teve grandes vivências empresariais que contribuem com seu desempenho profissional até hoje.

Em 2018, Denise resolveu dedicar-se totalmente ao agro, com foco na fazenda e também com a criação do canal “Profissão Agro”, que foi idealizado com o objetivo de compartilhar vivências do mundo rural. O foco do canal é, principalmente, passar informações do dia-a-dia da “lida” para os graduandos dos cursos de ciências agrárias, e permitir que eles tenham acesso também a realidade prática. Além disso, juntamente com o apoio de outros profissionais, Denise compartilha o dia-a-dia de especialistas em diferentes segmentos do mundo agro.

Atualmente, ela atua na gestão da fazenda da família e, por conta da paixão pela área comercial, também trabalha com comercialização de gado (compra e venda) e está na organização semanal de um leilão virtual de gado de corte, tanto em vendas presenciais quanto por meio do marketing digital.

Desafios e oportunidades

Como maior desafio no agro, Denise destaca, com toda certeza,  o início da carreira quando recém-formada. Para ela, assim como para tantas outras mulheres, se encontrar no mercado de trabalho agro é mesmo um grande desafio. Mas Denise explica as barreiras que enfrentou e como conseguiu superá-las.

“O maior desafio foi desbravar o universo comercial no agro, de porteira em porteira, e vivenciar muitos preconceitos por dois fatores: o primeiro, é por ser recém formada e o segundo, por ser mulher. O que me fez virar a chave, foi quando decidi transformar os problemas do dia-a-dia em desafios. Com isso pude amadurecer, afinal, eu precisava melhorar meus resultados. Então, estudei muito mais, entreguei muito mais valor aos clientes e assim minha carreira tomou outro rumo, um rumo com mais valor para mim, para os meus clientes e para a empresa que eu trabalhava”.

Com muita convicção do seu potencial e de onde quer chegar, Denise mudou a forma como enxerga os problemas.

“Hoje meu lema é: ‘problemas não existem, o que existe são desafios que precisamos enfrentar para termos resultados. E as oportunidades existem para quem se mostra para elas’.

Sigo construindo meu caminho incansavelmente e diariamente na minha vida. Eu sempre me vejo como minha principal concorrente e busco fazer o HOJE melhor do que o ontem”, declara.

Como grande oportunidade para as mulheres, Denise ressalta a capacidade de visão estratégica que elas possuem, algo que o mercado está muito carente. “A cada dia que passa, mais e mais mulheres decidem enfrentar com sabedoria esse mercado que tem muita carência de visão estratégica, e as mulheres estão se destacando principalmente nesse nicho  de visão técnica / estratégica de negócios no agro”, conta a zootecnista.

Mercado profissional

O mercado de trabalho busca profissionais proativos, que tenham bom desempenho e que consigam enxergar o todo com determinação. Denise concorda que esses (as) profissionais proativos (as) são procurados (as) incansavelmente pelo mercado e que eles têm o seu espaço. E para todas aquelas mulheres que já fazem parte do agro ou que pretendem ingressar nesse mundo, Denise deixa um recado.

“Quem é bom sempre terá espaço. E digo mais, sempre tem espaço, o que falta é ‘sangue nos olhos’ e determinação. Desejo que possamos transformar o ‘sou mulher e é mais complicado’ em : ‘SOU MULHER E JAMAIS VOU DESISTIR’.  Seja você sua principal concorrente e saiba que você pode estar onde você quiser, basta AGIR. Transforme problemas em desafios e transforme os desafios em RESULTADOS”.

A história da Denise é mais uma das muitas histórias inspiradoras que vamos cultivar por aqui. Acompanhe nosso quadro e se inspire com a gente e com essas grandes agro mulheres!

Compartilhar.

Sobre o Autor

Marluce Corrêa Ribeiro

Filha de produtores rurais, técnica em agropecuária, jornalista e estudante de Agronomia.

Deixe Seu Comentário