quinta-feira, setembro 20

Comunicação para agronegócio: feiras e eventos

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Algumas semanas antes, a empresa define como será a participação em um dos principais eventos do setor de agronegócio. Rapidamente, você é convocado para uma reunião, no qual os principais pontos serão apresentados.

Em poucos minutos, seu caderno já tem diversas anotações: “entrar em contato com a montadora do estande”, “elaborar novo material promocional”, “separar produtos para expor no estande”, “contratação de recepcionistas”, “música ambiente”, “vídeo institucional”.

Como primeiro passo, você faz as ligações necessárias e solicita orçamentos. Para não se perder, faz um check-list e atualiza, dia a dia, as informações.

Tudo está indo bem, mas em um determinado momento você se lembra da assessoria de imprensa. Envia um e-mail para a empresa contratada, com informações sobre o evento e sobre a campanha especial de vendas, que será realizada dentro do estande.

No dia seguinte, você recebe um release simples, sem diferenciais. O texto apenas informa que a empresa irá participar do evento. Como bom profissional, você sabe que esse release não irá chamar atenção do jornalista e que há grandes chances de o conteúdo não ser publicado. A frustração é inevitável e você, então, opta por não divulgar o texto.

O erro, neste caso, está no planejamento. Não da empresa, mas da assessoria de imprensa contratada, que deve ser proativa e solicitar, a cada trimestre, o calendário de eventos do cliente.

Com base no calendário, a assessoria de imprensa deve enviar ao cliente um questionário específico para cada evento e agendar, na sequência, uma conversa pessoalmente ou por telefone. O próximo passo é a elaboração do plano de comunicação, que dará suporte ao release e também as ações de comunicação a serem realizadas antes, durante e pós-evento.

É recomendável que todas estas informações sejam passadas pela assessoria de imprensa contratada para a assessoria de imprensa do evento. Este alinhamento é fundamental e ajudará em uma ainda melhor exposição do cliente. 

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Sobre o Autor

Rodrigo Capella

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Jornalista e pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Já ministrou palestras, cursos e treinamentos sobre comunicação digital no Banco do Brasil, Novartis, Coelba, Produquímica e HJ Baker, entre outras empresas. Foi professor de comunicação digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP.

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