Como agregar valor ao seu negócio conhecendo as necessidades dos seus clientes?

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Qual é o real valor do seu negócio para seus clientes? Como entender e conhecer o cliente, a ponto de oferecer uma solução que gere valor para ele?

 

O valor de uma solução é composto de diversos elementos, mas o que realmente é esse valor? O valor agregado é perceptível quando na visão do cliente, além da qualidade, inovação, durabilidade, preço, e prazo a solução atende às suas necessidades de uma forma diferente das demais, ganhando sua preferência no momento da compra. O conceito de agregação de valor é bastante simples, entretanto o desafio está em implementá-lo na prática.

Sua proposta de valor está alinhada com as necessidades dos clientes?

Uma empresa só consegue oferecer valor ao seu cliente, quando sua proposta de valor está alinhada com as necessidades dos clientes, isto é, quando compreendem quais são os reais “problemas” que aquela solução oferecida irá resolver. O valor de uma solução, é composto por diversos elementos, e é gerado pela diferença entre os benefícios e os custos percebidos nessa oferta. Os benefícios podem ser econômicos, funcionais e psicológicos, e os custos são monetários, de tempo, energia física e psicológicos.

É importante entender quais são os benefícios que o cliente valoriza, e os ganhos esperados adquirindo aquela solução. Sendo que a solução pode assumir diferentes valores, dependendo dos atributos de valor entregues aos consumidores. A grande questão é descobrir quais são os atributos (características) que despertam o desejo de compra do cliente. Portanto, para compreender melhor o valor percebido é importante seguir alguns passos:

  1. Identificar os atributos de valor daquela solução
  2. Definir a importância de cada atributo na visão do cliente
  3. Mapear o desempenho da empresa e dos concorrentes em cada atributo
  4. Analisar e encontrar os pontos de melhorias para oferecer uma melhor solução

Avaliação de atributos em tempos de mudanças

Em tempos de mudança, como os que temos passado nos últimos meses, é importante avaliar esses atributos e definir quais podemos aumentar, reduzir, manter ou eliminar nas soluções oferecidas, essa análise inclui processos, produtos, serviços, atividades, entre outros. O olhar para essas definições deve estar sempre a luz das necessidades do consumidor. O que ele está valorando nesse momento e que podemos AUMENTAR/MELHORAR com nossa solução? E o que perdeu importância nesse momento que podemos REDUZIR/ELIMINAR nas nossas ofertas?

Participe do AgroMulher Academy Week para falarmos mais sobre como conhecer mais os seus clientes e agregar valor ao seu negócio!

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Sobre o Autor

Janaina Gagliardi Bara

Janaina Bara é Especialista em Marketing Estratégico e Agronegócio. Atua no mercado agro há mais de 10 anos em projetos de consultoria de marketing e estratégia. Desenvolvido projetos na área de planejamento, gestão estratégica e marketing estratégico focados em empresas do setor agronegócio e de bens de consumo. Experiência na área de marketing de indústria de alimentos, professora e mentora em disciplinas de administração estratégica e marketing. Mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP, MBA em Inteligência de Mercado pelo Ibramerc, e graduada em Administração de Empresas pela FCAV/Unesp Jaboticabal.

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