Colunistas


Andrea de Sousa Cordeiro

Andrea de Sousa Cordeiro

Advogada e Consultora

Andrea Sousa Cordeiro, formada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

21 anos de experiência com consultoria no mercado agrícola, com participação em cursos, treinamento e palestras n Brasil e Estados Unidos. Atua com foco destacado na área comercial, sistemas de trocas, derivativos cambiais, sistemas de hedge na BM&F e CME e leilões CONAB. Cursando MBA em Agronegócio pela ESALQ. Criadora do Blog Missão Mulheres do Agro que também dá nome a um Movimento Nacional de Valorização da Mulher do Agro, cujos destaques são circuitos de palestras e viagens técnicas para destinos como Estados Unidos, Argentina e China para público exclusivamente feminino.

Andréa Oliveira

Andréa Oliveira

Advogada

Advogada, atuando em diversas áreas do Direito, com foco em Direito do Agronegócio.

Carola Magnabosco

Carola Magnabosco

Coaching de Carreiras Agro

Coach especializada em Carreiras pela Sociedade Brasileira de Coaching.Economista pela Esalq/USP, com MBA em Gestão Estratégica e Marketing. Experiência de dez anos atuando com gestão, projetos e inteligência de mercado em grandes consultorias e grupos agropecuários.

Daniel Duarte

Daniel Duarte

Jornalista

Daniel é jornalista, gerente da Dados Comunicação e atua desde 2000 em comunicação corporativa para grandes empresas, bem como em redação/edição de conteúdo para publicações nacionais e internacionais.

Mestre em Novas Tendências do Jornalismo (Universidad Complutense de Madrid), MBA em Gestão do Agronegócio (FGV) e Especialista em Marketing Digital (FIT), é um entusiasta dos métodos ágeis aplicados a processos de comunicação, promotor da transformação digital e fascinado pelo agronegócio brasileiro.

É autor dos livros “Oriente, rapaz – A Mediação dos Capacetes Azuis Brasileiros no Conflito entre Israel e Egito” e “Primeras propuestas sobre el estilo de escritura del blog-periodismo”, bem como palestrante sobre o universo do agronegócio e da comunicação.

 

Flávia Romanelli

Flávia Romanelli

Jornalista

Jornalista formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), com mais de 20 anos de experiência, atualmente é Consultora de Comunicação da Ello Agronegócios. Possui MBA em Agronegócio pela Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e experiência em comunicação integrada, assessoria de imprensa, endomarketing, branding, produção de conteúdo, organização de eventos e gestão de mídias sociais.
No agronegócio, já passou pelos setores de pesquisas, análises de mercado, indicadores de preços de commodities e proteção de cultivos, nos quais seu trabalho alcançou resultados surpreendentes de exposição de marca e porta-vozes.
No portal Agromulher será responsável pelos artigos sobre comunicação e pela cobertura jornalística de eventos, feiras e encontros do agronegócio.

José Luiz Tejon

José Luiz Tejon

Jornalista

Jornalista, publicitário, mestre em arte e cultura com especializações em Harvard, MIT e Insead e doutor em Educação pela Universidad de La Empresa/Uruguai. Colunista da Rede Jovem Pan, autor e  autor de 33 livros. Coordenador acadêmico de Master Science em Food Agribusiness Management pela AUDENCIA em Nantes/França e professor na FGV In Company. Considerado uma das 100 personalidades do agronegócio pela Revista Isto é Dinheiro. Homenageado pela Massey Ferguson como destaque no agrojornalismo brasileiro 2017. Conferencista com Prêmio Olmix – Best Keynote Speaker/Paris e Top Of Mind Estadão RH. Presidente da TCA International e Diretor da agência Biomarketing.

 

Daniela César Lara

Daniela César Lara

Coordenadora de comunicação

Comunicóloga habilitada em Publicidade e Propaganda (PUC-MG), especialista em Processos Criativos em Palavra e Imagem (PUC-MG), com atualização em Marketing (FGV). Coordenadora de comunicação e responsável por novos projetos do portal AgroMulher e Operações do Congresso AgroDigital. Proprietária da Invicta Propaganda.

Josi Prado

Josi Prado

Engenheira Agrônoma

Engenheira Agrônoma formada pela UNESP, com pós graduação em Gestão do Agronegócio pela FGV e cursando especialização em Manejo do Solo pela Esalq/USP. Atua há 10 anos no mercado com passagens por grande fazenda produtora de fibras e grãos, como coordenadora e gerente de tecnologia, e multinacional de fertilizantes, como supervisora de marketing. Atualmente trabalha com cursos on-line, treinamentos e palestras na área de manejo da fertilidade do solo e agricultura de precisão. Criadora e produtora do canal Agro Insight no YouTube, também é responsável pelo blog www.ains.com.br.

Maria Cristina Gontijo

Advogada

Maria Cristina Gontijo P. V. Silva é advogada atuante na área ambiental, consultora e professora universitária.
• Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Santos, é especialista em Direito Processual Civil, Processo Constitucional e Mestre em Direito Ambiental pela mesma universidade (bolsista patrocinada pela CAPES/CNPQ).
• Professora na Universidade Santa Cecília (Santos/SP) nas disciplinas de Direito Marítimo e Portuário e da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Ambiental
• Professora convidada de cursos de extensão da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, campus SP, SJC e Ribeirão Preto.
• Membro filiada a UBAU – União Brasileira dos Agraristas Universitários.
• Coautora das obras jurídicas: Temas contemporâneos de Meio Ambiente (Editora Liber Ars) e Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, volumes I e II (Editora Arraes).

Marianna Villaça Batista

Marianna Villaça Batista

Engenheira Agrônoma

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, possui MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Seu portfólio atualmente é na área de sustentabilidade para o meio rural, atuando como agente de assistência técnica e gerencial do Projeto Rural Sustentável, uma parceria de cooperação técnica que tem como o executor e gestor financeiro o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Possui uma experiência agrícola consolidada na área operacional/administrativa, presta consultoria e ministra cursos e palestras para o empresariamento do profissional do campo. É Professora Universitária do Curso de Agronomia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni/MG – UNIPAC TO.

Mírian Xavier

Mírian Xavier

Engenheira Agrônoma

Engenheira Agrônoma formada na Universidade Federal de Viçosa e pós graduada em Gestão da Segurança dos Alimentos. Seu trabalho está direcionado à implantação de procedimentos no campo e packing, deixando o produtor apto a fornecer para os clientes mais exigentes do mercado. Possui larga experiência em Boas Práticas Agrícolas e segurança dos alimentos, presta consultoria e ministra cursos e palestras nestas áreas por todo o Brasil. É Head Operation da consultoria remota e da consultoria agronômica na CompartVeg, empresa especializada em serviços e ferramentas voltados à cadeia alimentícia com o intuito de integrar, compartilhar conhecimento e oferecer suporte a todos os elos da cadeia.

Ricardo Rodrigues de Miranda

Ricardo Rodrigues de Miranda

Consultor Empresarial

Ricardo Rodrigues de Miranda, Consultor Empresarial com foco em reestruturação e recuperação de empresas. Bacharel em Direito e em Ciências Contábeis, já participou de grandes projetos para empresas nacionais e multinacionais, de médio e grande portes, no Brasil e no exterior, de diversos segmentos.

Rodrigo Capella

Rodrigo Capella

Jornalista

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Jornalista e pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing.

Já ministrou palestras, cursos e treinamentos sobre comunicação digital no Banco do Brasil, Novartis, Coelba, Produquímica e HJ Baker, entre outras empresas.

Foi professor de comunicação digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP.