Colunistas


Andrea de Sousa Cordeiro

Andrea de Sousa Cordeiro

Advogada e Consultora

Andrea Sousa Cordeiro, formada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

21 anos de experiência com consultoria no mercado agrícola, com participação em cursos, treinamento e palestras n Brasil e Estados Unidos. Atua com foco destacado na área comercial, sistemas de trocas, derivativos cambiais, sistemas de hedge na BM&F e CME e leilões CONAB. Cursando MBA em Agronegócio pela ESALQ. Criadora do Blog Missão Mulheres do Agro que também dá nome a um Movimento Nacional de Valorização da Mulher do Agro, cujos destaques são circuitos de palestras e viagens técnicas para destinos como Estados Unidos, Argentina e China para público exclusivamente feminino.

Andréa Oliveira

Andréa Oliveira

Advogada

Advogada, atuando em diversas áreas do Direito, com foco em Direito do Agronegócio.

  • icon
Cristiane Steinmetz

Cristiane Steinmetz

Agricultora/Advogada

Cristiane Steinmetz, formada em Direito pelo Centro De Ensino Superior de Jataí- CESUT, MBA Executivo em Liderança  e Gestão Empresarial pelo Instituto de Pós- graduação e Graduação – IPOG, Técnica em Agronegócios pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/FAEG. Possui ainda vários cursos online na área rural. Recentemente concluiu pela Febracis, o curso de inteligência emocional com ferramentas de Coaching – Método Cis, e ainda pela mesma instituição, o curso Business High Performance.

A 14 anos é produtora rural de grãos na cidade de Mineiros-G0, onde atua como gestora de uma propriedade familiar. Primeiramente ao lado do pai, e a três anos, juntamente com a mãe e irmã.

No ano de 2018, foi uma das idealizadoras   e fundadoras do Grupo  Mulheres do Agro de Mineiros – Goiás. Grupo este que  tem a finalidade de promover a integração das mulheres ligadas direta e indiretamente ao segmento. Também tem como objetivo unir forças a este setor tão importante para a economia do país, conquistar respeito e credibilidade para as mulheres que atuam no ramo.

 

Carola Magnabosco

Carola Magnabosco

Coaching de Carreiras Agro

Coach especializada em Carreiras pela Sociedade Brasileira de Coaching.Economista pela Esalq/USP, com MBA em Gestão Estratégica e Marketing. Experiência de dez anos atuando com gestão, projetos e inteligência de mercado em grandes consultorias e grupos agropecuários.

  • icon
  • icon
  • icon
Caroline de Paula Balbino

Caroline de Paula Balbino

Advogada Agroambiental

Profissional do Direito Agroambiental. Caroline é advogada, formada em Viçosa, na primeira turma da ESUV, atual UNIVIÇOSA. Perita Ambiental Judicial e Extrajudicial (desde 2014); Especialista em  Direito Agrário e Ambiental na Universidade Federal de Viçosa-MG (conclusão 2008); Sócia-dministradora da empresa Legalizar Consultoria Ambiental LTDA-ME (desde 2011 até os dias atuais); Ex Vice-Presidente do CODEMA-UBÁ-MG (até 2016); Pós-graduada em Análise e Gestão Ambiental na IES FAGOC-Ubá (conclusão em outubro de 2015). Pós graduanda em Direito do Trabalho com ênfase em Segurança e Risco Ambientais (previsão 2018); Associada e Membro do Conselho Fiscal da União Brasileira de Advocacia Ambiental – UBAA (atualmente); Membro da Associação de Profissionais da Consultoria Ambiental do Estado de MG – APCAA (atualmente); Procuradora e Consultora Ambiental do Município de Guidoval-MG (atualmente). Admiradora do trabalho da CEO Vanessa Sabbioni, Caroline foi convidada para compor o rol seleto de Colunista do Portal AgroMulher (2018). Esta profissional possui vasta experiência como consultora de indústrias e agroindústrias, propriedades rurais em Minas Gerais. Atua a nível Brasil como advogada e consultora de empresas especializadas em Licenciamento Ambiental como Parecerista e Analista Jurídica de processos administrativos e judiciais no Agroambiental.

Daniel Duarte

Daniel Duarte

Jornalista

Daniel é jornalista, gerente da Dados Comunicação e atua desde 2000 em comunicação corporativa para grandes empresas, bem como em redação/edição de conteúdo para publicações nacionais e internacionais.

Mestre em Novas Tendências do Jornalismo (Universidad Complutense de Madrid), MBA em Gestão do Agronegócio (FGV) e Especialista em Marketing Digital (FIT), é um entusiasta dos métodos ágeis aplicados a processos de comunicação, promotor da transformação digital e fascinado pelo agronegócio brasileiro.

É autor dos livros “Oriente, rapaz – A Mediação dos Capacetes Azuis Brasileiros no Conflito entre Israel e Egito” e “Primeras propuestas sobre el estilo de escritura del blog-periodismo”, bem como palestrante sobre o universo do agronegócio e da comunicação.

 

Daniela César Lara

Daniela César Lara

Coordenadora de comunicação

Comunicóloga habilitada em Publicidade e Propaganda (PUC-MG), especialista em Processos Criativos em Palavra e Imagem (IEC PUC-MG) com atualização em Marketing (FGV). Coordenadora de comunicação e responsável por novos projetos do portal AgroMulher

Débora Toledo

Débora Toledo

Advogada

Advogada pela Puc-Rio, com especialização em direito tributário, MBA em Mercado de Capitais pela FGV/RJ. Possui em habilitção em mercado financeiro e é empreendedora no mesmo setor. Foi sócia em uma gestora para administração de recursos de famílias do setor de agronegócio. Assessora de Investimentos e Influenciadora digital de finanças para iniciantes, leigos e o mundo agro.

Flávia Romanelli

Flávia Romanelli

Jornalista

Jornalista formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), com mais de 20 anos de experiência, atualmente é Consultora de Comunicação da Ello Agronegócios. Possui MBA em Agronegócio pela Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e experiência em comunicação integrada, assessoria de imprensa, endomarketing, branding, produção de conteúdo, organização de eventos e gestão de mídias sociais.
No agronegócio, já passou pelos setores de pesquisas, análises de mercado, indicadores de preços de commodities e proteção de cultivos, nos quais seu trabalho alcançou resultados surpreendentes de exposição de marca e porta-vozes.
No portal Agromulher será responsável pelos artigos sobre comunicação e pela cobertura jornalística de eventos, feiras e encontros do agronegócio.

João Rosa

João Rosa

Engenheiro Agrônomo pela Universidade de São Paulo, mestrado em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Universidade de São Paulo (2013) e doutor em Ciências, pela ESALQ/USP (2017). Atualmente é gestor de Projetos do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas – PECEGE. Possui experiência especialmente na área de mecanização, avaliação e colheita.

José Luiz Tejon

José Luiz Tejon

Jornalista

Jornalista, publicitário, mestre em arte e cultura com especializações em Harvard, MIT e Insead e doutor em Educação pela Universidad de La Empresa/Uruguai. Colunista da Rede Jovem Pan, autor e  autor de 33 livros. Coordenador acadêmico de Master Science em Food Agribusiness Management pela AUDENCIA em Nantes/França e professor na FGV In Company. Considerado uma das 100 personalidades do agronegócio pela Revista Isto é Dinheiro. Homenageado pela Massey Ferguson como destaque no agrojornalismo brasileiro 2017. Conferencista com Prêmio Olmix – Best Keynote Speaker/Paris e Top Of Mind Estadão RH. Presidente da TCA International e Diretor da agência Biomarketing.

 

Leandro Passos

Leandro Passos

Coach de Produtividade

Leandro Passos é Coach de Gestão de Tempo e Produtividade. Deixou a carreira de Consultor e Gestor de Equipes de T.I. de grandes empresas nacionais e multinacionais para seguir sua paixão como Coach. Criou um programa onde capacita os mais diversos profissionais a formarem um mindset de autogestão e gestão do tempo, aumentando sua produtividade, impulsionando sua performance e tendo tempo para o que realmente importa em suas vidas.

Marianna Villaça Batista

Marianna Villaça Batista

Engenheira Agrônoma

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, possui MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Seu portfólio atualmente é na área de sustentabilidade para o meio rural, atuando como agente de assistência técnica e gerencial do Projeto Rural Sustentável, uma parceria de cooperação técnica que tem como o executor e gestor financeiro o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Possui uma experiência agrícola consolidada na área operacional/administrativa, presta consultoria e ministra cursos e palestras para o empresariamento do profissional do campo. É Professora Universitária do Curso de Agronomia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni/MG – UNIPAC TO.

Mírian Xavier

Mírian Xavier

Engenheira Agrônoma

Engenheira Agrônoma formada na Universidade Federal de Viçosa e pós graduada em Gestão da Segurança dos Alimentos. Seu trabalho está direcionado à implantação de procedimentos no campo e packing, deixando o produtor apto a fornecer para os clientes mais exigentes do mercado. Possui larga experiência em Boas Práticas Agrícolas e segurança dos alimentos, presta consultoria e ministra cursos e palestras nestas áreas por todo o Brasil. É Head Operation da consultoria remota e da consultoria agronômica na CompartVeg, empresa especializada em serviços e ferramentas voltados à cadeia alimentícia com o intuito de integrar, compartilhar conhecimento e oferecer suporte a todos os elos da cadeia.

Rodrigo Capella

Rodrigo Capella

Jornalista

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Jornalista e pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing.

Já ministrou palestras, cursos e treinamentos sobre comunicação digital no Banco do Brasil, Novartis, Coelba, Produquímica e HJ Baker, entre outras empresas.

Foi professor de comunicação digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP.