Carnivorismo Brasil: o movimento que defende a proteína animal

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Carnivorismo Brasil é o nome do movimento que surgiu a partir da iniciativa de levar ao conhecimento do público geral informações relevantes e pertinentes aos temas Nutrição e Saúde Humana e Produção Animal

Sobre o Carnivorismo Brasil: Por que nascemos?

Nossa missão é conscientizar as pessoas a respeito da importância da inclusão de alimentos de origem animal na dieta, sanando diversos mitos relacionados ao consumo de proteína e gordura animal e saúde, garantindo que as informações e orientações fornecidas sejam baseadas em boa ciência, além de trazer compreensão sobre sistemas alimentares de criação de animais para consumo.

A combinação de nossa experiência profissional faz com que nosso trabalho seja incentivar as pessoas ao consumo de proteína animal, mostrando seus efeitos benéficos e esclarecendo diversos equívocos nas narrativas que relacionam o consumo de alimentos de origem animal com prejuízos à saúde; bem como revelar casos reais de produção animal regenerativa, promover e propagar a criação animal com bem estar, desmistificar efeitos danosos ao meio ambiente e defender a proteína animal de ataques infundados que corriqueiramente são veiculados.

Estamos comprometidos em demonstrar às pessoas o quanto o consumo de alimentos de origem animal pode impactar positivamente suas vidas e a reunião de nossos esforços objetiva também que o conteúdo seja um recurso consistentemente confiável para o público a respeito dos animais e do meio ambiente.

Para esse fim, nos concentramos na abordagem de vários temas e questões principais, para que possamos cobrir uma ampla gama de tópicos relacionados ao consumo de alimentos de origem animal, incluindo nutrição, saúde, produção e desperdício de alimentos, bem estar animal, sustentabilidade etc.

Acreditamos que para transformar nossos sistemas alimentares de forma que a quantidade máxima de pessoas possa comer alimentos nutritivos produzidos da maneira correta, todos nós precisamos trabalhar juntos e isso implica principalmente em propiciar o acesso a informações de qualidade e confiáveis.

Quem somos?

JADE SOLLER

Advogada, graduanda em nutrição, colunista, digital influencer e palestrante. Aqui no Brasil, referência como proponente e adepta do carnivorismo como estilo alimentar e do estoicismo como filosofia de vida. Desde fevereiro de 2018 sua alimentação é toda baseada em alimentos de origem animal e de lá pra cá eu fez surgir uma grande comunidade carnívora no país!

Em 2019 palestrou na AveSui, maior feira da América Latina voltada à proteína animal.
Seu recado final é: acredito que todas as pessoas devem ter acesso a conteúdo de qualidade e embasado em boa ciência e não em crenças. A internet é uma excelente ferramenta para disseminar isso e ela não medirá esforços para combater desinformação com informação de qualidade!

ANDRÉA MESQUITA

Andréa Mesquita @territoriodacarne é mulher, filha, esposa, apaixonada pelos animais e todo o universo agro. Eleita entre os 20 Zootecnistas de destaque do país pelo Beef Point, é graduada na Universidade Estadual Paulista (UNESP), e fascinada pelo universo da carne.

Em 2015 fundou a startup Território da Carne onde sua missão é ajudar empreendedores e empresas da Cadeia da Carne Bovina a usar todo o potencial para transformar seus resultados através de práticas adquiridas por ela ao longo dos anos.

Começou sua jornada profissional em grande multinacional do segmento, liderando projetos de redução de custo na ordem de milhões ao ano em mais de 40 frigoríficos. Seguiu, após se deparar com o desafio de gerenciar a produção de uma indústria de cortes premium porcionados, onde são produzidas as marcas D.O.C. e 4.8.1. Lá também liderou as áreas de Qualidade e Pesquisa & Desenvolvimento.

Estas experiências permitiram contato com os mais bem-conceituados restaurantes e casas de carne do segmento, vivenciando de perto suas maiores dificuldades e também absorvendo suas melhores práticas. Em 2018 saiu em expedição por mais de 50 cidades
distribuídas em 8 países para estudar o que os diferentes tipos de estabelecimentos deste mercado estão fazendo.

Palestrante e mentora de empresários do ramo, possui dois cursos online voltados para o varejo. Enfim, em uma caminhada de pouco mais de 8 anos, já se deparou com inúmeras situações onde pôde verificar que a falta de preparo do material humano, comprometeu os resultados do negócio e agora está preparada para compartilhar todo o aprendizado para melhorar ainda mais a relação do consumidor brasileiro com a carne bovina.

Manifesto: “Meu manifesto é promover um consumo de carne mais consciente, através da profissionalização da cadeia. Faço isso apresentando ferramentas que ajudam o empreendedor a ser mais eficiente, independentemente da etapa que atua, tornando assim, o mundo um lugar melhor para se viver.”

DANILO MILLEN

Danilo Millen @danilomillen é Zootecnista e Ph.D. em nutrição de ruminantes, Graduado e pós-graduado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com trabalhos voltados para a nutrição de bovinos de corte.

Professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da UNESP, campus de Dracena, acredita na eficiência dos sistemas de produção para aumento de produtividade
e melhora do produto final – a carne, investindo em pesquisas sobre como a nutrição afeta o metabolismo e o desempenho de bovinos de corte.

A paixão pelos bovinos, aliada à possibilidade de aumentar o ganho de peso e a qualidade da carne pela simples manipulação da dieta, foi o ponto chave e o diferencial para ir cada vez mais a fundo para encontrar respostas com o intuito de passar a informação adiante para seus alunos e pessoas da indústria com a maior fidelidade possível.

A partir de 2010, já como professor da UNESP, orientou mais de 100 alunos em trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso, além de aproximadamente 15 alunos de pós-graduação, entre mestrandos e doutorandos, em pesquisas que envolveram a manipulação da dieta e melhora do manejo alimentar para aumentar a produtividade e qualidade da carne.

Danilo já participou de programas de pesquisador visitante nas Universidades de Minnesota e Wisconsin, nos EUA, assim como na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, onde projetos de que envolveram nutrição de bovinos de corte foram à temática principal.

Neste sentido, Danilo está disposto a auxiliar na divulgação de informações técnicas de qualidade para fortalecer o mercado de carnes no Brasil dentro de um projeto arrojado e muito desafiador.

ALESSANDRO BARILLI

Dr. Alessandro Barilli Alves @alessandrobarilli é médico nefrologista. Estuda o impacto do alimento no sistema imune e metabólico e é obcecado por questões da fisiologia de indivíduos com necessidades metabólicas complexas.

Além disso é entusiasta da lowcarb com especial interesse nas estratégias cetogenica e carnívora bem como a repercussão destas no rim e saúde de diabéticos, obesos e hipertensos.

FABIO RIEGER

Dr. Fabio Rieger @dr.fabiorieger é médico, formado pela PUC-PR, em 1999. Ginecologista de formação, sentiu na pele os efeitos nefastos da obesidade: pré diabetes, esteatose hepática, apnéia do sono… Passou a dedicar-se ao estudo da alimentação, bons hábitos e metabolismo a fim de reverter esse quadro e melhorar sua saúde.

Apaixonou-se pelo assunto, tornando- se um estudioso e entusiasta de um estilo de vida Low Carb, da Dieta Cetogênica, Carnívora e do Jejum Intermitente! Estuda com dedicação alimentação, metabolismo e atividade física, visando melhorar a saúde e qualidade de vida de seus pacientes. Atualmente pós graduando em Nutrologia, em fase final de conclusão de curso.

RICARDO ALEXANDRE SCHNEIDER

Dr. Ricardo Alexandre Schneider @dr.ricardoschneider é médico, filho, pai apaixonado pela saúde e bem estar. Estudante vitalício e adepto da medicina baseada em evidências. Na busca contínua do conhecimento e da orientação de uma alimentação saudável.

Formação ⁃Médico (PUC-PR); ⁃Cirurgião Cardiovascular (ISCMC); ⁃Mestre em Clínica Cirúrgica (PUC-PR); ⁃ Membro especialista da SBCCV e registrado no CFM; ⁃ Responsável Técnico pelo Transplante Cardíaco do Hospital Angelina Caron; ⁃ Pós-Graduando em Nutrologia na Uniredentor.

Manifesto: Promover uma alimentação saudável, com validade científica, tendo como base o consumo de produtos de origem animal.

 

Acompanhe a gente nas redes sociais! Uma cadeia melhor informada fica mais exigente e cuidadosa. No final, todos ganham!

Compartilhar.

Sobre o Autor

Andrea Mesquita

Deixe Seu Comentário