quinta-feira, setembro 20

As capacitações que são importantes no Campo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Investir na capacitação da equipe e do próprio produtor/ gestor da propriedade, permite organizar os processos, melhorar a produção, aumentar a produtividade e impactar na qualidade do trabalho das pessoas, entre muitos outros pontos positivos. Mas quais assuntos a serem abordados para que os treinamentos gerem esses resultados, e o que mais acontece quando os treinamentos são realizados?

Dos conteúdos técnicos ministrados hoje pelos Agrônomos e Técnicos Agrícolas, um dos mais importantes, a meu ver, é sobre a identificação de pragas e doenças no campo. Muitas vezes o próprio produtor não consegue caminhar pela área de produção todos os dias, e menor alcance ainda possui o Responsável Técnico, caso este não seja contratado exclusivamente pela propriedade. Quando toda a equipe de campo aprende a identificar pragas e sinais de doenças, ela passa a ter um papel importantíssimo no controle desses alvos. Quanto antes detectado o problema, maior a eficiência das ações para evitar danos à cultura.

Os treinamentos técnicos auxiliam no desenvolvimento da equipe de produção. Algumas propriedades investem também em capacitações relacionadas a saúde e segurança do trabalhador, que são essenciais para reduzir a incidência de acidentes. Existem, contudo, muitas necessidades do produtor e da propriedade, que não são supridos com os conteúdos técnico e de segurança no trabalho. É importante que as equipes de campo conheçam sobre os cuidados com os produtos na colheita e pós colheita, higiene global, pessoal e do ambiente, perigos de contaminação dos alimentos, entre outros assuntos relacionados à qualidade e à segurança dos alimentos produzidos. Além destes, existem temas como comunicação, relacionamento, trabalho em equipe e outros, que igualmente podem interferir na produtividade e na qualidade da produção.

Em Dias de Campo, quando a abordagem é focada em insumos, muitas vezes também é abordada a gestão da propriedade. Outros assuntos que poderiam ser inseridos nestes eventos, seriam as legislações e os requisitos de clientes – e como atender a essas normas.

Para oferecer os treinamentos adequados a cada região ou propriedade, é preciso conhecer sobre o negócio do produtor e sobre todos os pontos que interferem ali. Um bom relacionamento com o produtor permite entender o que o preocupa naquele momento e, a partir desses pontos, orientar os treinamentos necessários. Assim, é possível atender ao que a planta necessita, e também ao que a propriedade como um todo precisa para obter bons resultados.

Manter a equipe de campo alinhada com a estratégia do negócio e bem qualificada, são grandes passos para o sucesso de um empreendimento. Valorizar as pessoas que fazem parte desse negócio gera um ambiente saudável no trabalho, onde todos aprendem a se respeitar e a cuidar da empresa.

Uma equipe motivada e bem treinada produz mais e com maior qualidade, e, portanto, é um dos fatores que conferem sustentabilidade ao negócio.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Mírian Xavier

Engenheira Agrônoma formada na Universidade Federal de Viçosa e pós graduada em Gestão da Segurança dos Alimentos.

Deixe Seu Comentário