segunda-feira, dezembro 17

AgroMulher Participa do I Encontro das Mulheres do Café

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

No dia 16 de março aconteceu o I Encontro das Mulheres do Café em Três Pontas, Sul de Minas. A nossa equipe foi representada por Mírian Xavier e Lidiane Faria, que apresentaram o projeto AgroMulher e falaram sobre suas experiências no universo Agro.

O evento foi organizado pela WOFSE Produções em parceria com a Cocatrel, e reuniu cafeicultoras para compartilhar histórias de liderança, força e muita luta. A primeira palestra foi da empresária Vanessa Vilela, farmacêutica e diretora da inovadora Kapeh, empresa de cosméticos desenvolvidos com uma base comum: café.

Em seguida falou Marisa Contreras, produtora de cafés especiais de Areado, MG. Marisa contou sua trajetória de sucesso ao assumir a gestão da fazenda ao lado do marido e implementar novos conceitos de produção, e ainda mostrou suas ações atuais para fortalecimento da mulher cafeicultora.

Mírian Xavier apresentou o projeto AgroMulher, passando a palavra a Lidiane Faria, que falou sobre os desafios da comercialização de cafés especiais e emocionou todos com a história da Vimi Café Gourmet. Mírian finalizou a participação do AgroMulher contando suas experiências de superação no início da carreira e, atualmente, com outro pensamento e nova postura assumida, como sócia e consultora da CompartVeg.

Simone Sampaio, produtora de Araponga MG, contou sobre as suas descobertas na produção de cafés especiais, e mostrou os resultados do seu esforço: as premiações recebidas ao longo dos últimos anos. A noite de palestras foi encerrada por Thamiris Bandoni, Engenheira Agrônoma da Cocatrel, contando os passos seguidos na graduação e na carreira como Agrônoma, liderando grupos constituídos por um maior percentual de homens em relação às mulheres.

Durante o evento houve também a instituição do prêmio “Cafeicultora Inspiração do Ano”, com uma homenagem à Dona Henriqueta Miranda Carvalho Silva, que aos 94 anos ainda acompanha o desenvolvimento da lavoura de café.

Foi uma noite de emoções, troca de experiências, e fortalecimento de todas as participantes e palestrantes, grandes mulheres que estão contribuindo com o crescimento da cafeicultura no país.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Mírian Xavier

Engenheira Agrônoma formada na Universidade Federal de Viçosa e pós graduada em Gestão da Segurança dos Alimentos.

Deixe Seu Comentário