Agromulher inicia parceria com empresa da área da saúde: plataforma DermatoVirtual

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Produção de conteúdos sobre cuidados com a pele no ambiente do agronegócio é o principal foco da parceria entre DermatoVirtual e Agromulher

Texto: Marluce Corrêa Ribeiro – Jornalista e Redatora do Portal Agromulher

A partir deste mês de novembro, a Rede Digital Agromulher inicia uma parceria com a plataforma DermatoVirtual. Com foco em assuntos ligados à proteção e cuidados com a pele, o conteúdo desta parceria oferecerá a você, leitor e leitora, informações importantes sobre autocuidado e proteção.

Basta observarmos o dia a dia do agronegócio para nos lembrar que grande parte das pessoas que atuam no agro estão em campo desempenhando atividades ao ar livre, seja na agricultura ou na pecuária, expostos diariamente ao sol. A partir daí, fica clara a importância de falar sobre cuidados com a pele também para as pessoas do setor do agro.

E você já parou para pensar que ao se expor ao sol, também expõe diretamente aos raios solares o maior órgão do corpo humano e aquele que é responsável pela sua proteção?

Infelizmente, ainda é comum negligenciarmos os cuidados diários necessários com a pele. Por muitas vezes, nos esquecemos que a nossa pele é um órgão extremamente importante, que reveste todo o nosso corpo e que desempenha a função de barreira protetora a agressões externas, além de atuar no controle de temperatura e na reserva energética do corpo. É também pela pele que ocorre a absorção de substâncias externas. Por isso, é tão importante estar atento àquilo que aplicamos sobre a nossa pele.

Ao conhecer suas inúmeras funções, começamos a entender por que os cuidados com a pele são tão importantes, não é mesmo? Mas vamos compreender melhor a estrutura da pele e quais os cuidados necessários? Continue sua leitura e conheça aspectos importantes de autocuidado e proteção.

Conheça a pele

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele é formada por três camadas distintas: epiderme, derme e hipoderme.

A epiderme é a camada mais externa, é a parte da pele que podemos ver a olho nu. Ela está ligada diretamente com a proteção contra agentes externos e dificulta a saída de água do organismo.

A derme é a camada onde está localizada grande parte dos vasos sanguíneos e das terminações nervosas responsáveis por enviar estímulos ao cérebro de sensações como frio, dor, calor, cócegas, etc. A derme é formada por fibras de colágeno e outras substâncias que conferem elasticidade à pele.

Já a hipoderme é formada por células de gordura, sendo responsável pela manutenção da temperatura e reserva energética para o desenvolvimento de funções biológicas. Além disso, ela une a epiderme e a derme ao resto do corpo.

Cada camada da pele possui então uma função específica e precisa receber os cuidados necessários para desempenhá-los de maneira a garantir a saúde e bem-estar do corpo todo. Mas que cuidados são esses?

A seguir, veremos quais cuidados com a pele são indispensáveis também nas atividades em campo.

Cuidados com a pele

Em campo, é preciso cuidado redobrado com a pele que, geralmente, está exposta ao sol, a produtos químicos, partículas de solo, poeira, entre outras substâncias que podem causar irritação e até problemas mais sérios ao profissional exposto de forma indevida, como envelhecimento precoce e até câncer de pele. Portanto, além do filtro solar, é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois elas bloqueiam a maior parte da Radiação Ultravioleta (UV).

Quanto aos conhecidos protetores solares, estes devem entrar na lista de hábitos e produtos que todas as pessoas devem possuir. Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol. O filtro solar deve ser aplicado diariamente por todo o corpo, incluindo rosto, orelhas, nuca e mãos. O ideal é que o produto seja reaplicado a cada 2 horas. Mas vale lembrar que com a transpiração ou contato com a água, esse tempo diminui.

Pode parecer um hábito muito difícil para você que lê esse conteúdo e trabalha no agro. Mas você já pensou que você pode colocar na sua rotina a aplicação do filtro solar logo de manhã antes de sair de casa e deixar ele no carro, no bolso ou no escritório para reaplicar sempre que se lembrar? Com o tempo, isso se torna um hábito, e cuidar da sua pele já não será mais tão difícil assim.

Mas como escolher o protetor solar e como entender sobre radiação UVA e UVB que vemos nos rótulos desses produtos?

Segundo a SBD, um fotoprotetor eficiente deve oferecer boa proteção contra a radiação UVA e UVB. A radiação UVA tem comprimento de onda mais longo e sua intensidade pouco varia ao longo do dia. Ela penetra profundamente na pele, e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e pelo câncer da pele. Já a radiação UVB tem comprimento de onda mais curto e é mais intensa entre as 10 e as 16 horas, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele.

Então, para a escolha do filtro solar, em primeiro lugar, o FPS deve ser verificado, quanto é a proteção em relação aos raios UVA, e também se o produto é resistente ou não à água. O fotoprotetor ideal deve ter amplo espectro, ou seja, ter boa absorção dos raios UVA e UVB, não ser irritante, ter certa resistência à água, e não manchar a roupa. Todos esses aspectos são importantes para proteção contra envelhecimento acelerado e câncer de pele, que são os principais problemas de pele ocasionados pela exposição indevida ao sol.

Outro aspecto que merece atenção, é o uso de acessórios específicos de proteção individual como luvas e macacão ao manusear produtos químicos, que também podem causar irritação e até intoxicação por via dérmica. Estes acessórios devem ser utilizados nas propriedades rurais e empresas por seus colaboradores e gestores a fim de evitar o contato direto do produto com a pele. Além disso, é preciso também investir em possibilidades de diminuição da exposição das pessoas ao sol, por mais difícil que possa parecer. E essa exposição, sempre que necessária, deve ser consciente e prudente por parte de cada pessoa.

Aspectos de higiene, hidratação e proteção diários precisam ser adotados para que a pele consiga desempenhar bem sua função protetora. Além disso, manter-se hidratado e com a alimentação equilibrada é também um grande passo para a manutenção da saúde da sua pele e do seu corpo por inteiro. Uma pele saudável tem a capacidade de proteger o corpo, controlar a temperatura, regular diversos processos e ainda garantir sua saúde para desempenhar bem sua função dentro do agronegócio.

Acompanhe as redes sociais da Agromulher e fique ligada(o) no conteúdo dessa parceria entre DermatoVirtual e Agromulher. A sua pele agradece!

Sobre a Dermatovirtual

A DermatoVirtual é o mais novo serviço de teledermatologia do Brasil. A plataforma, altamente comprometida com o cuidado dos pacientes, ajuda no diagnóstico online e no tratamento de problemas de pele, unhas e cabelos. Essa plataforma foi criada com intuito de facilitar a vida de pacientes em geral, com acesso online a dermatologistas experientes e capacitados, além de ampliar o consultório do dermatologista para além dos horários padrão de sua clínica, com a comodidade de gerenciar sua agenda e poder dar assistência a seus pacientes aonde quer que eles estejam.

Compartilhar.

Sobre o Autor

AgroMulher

A Rede Digital AgroMulher nasceu com o propósito de gerar resultados por meio da democratização de informações de qualidade e, assim, promover o crescimento de profissionais ligados ao agronegócio.

Deixe Seu Comentário