segunda-feira, agosto 20

A qualidade dos seus relacionamentos depende de você! – Como o Coaching pode te ajudar nisso

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Aproveitando o mês dos namorados para falar de relacionamentos, mas não só relacionamentos amorosos, mas todos os tipos de relacionamentos que nos rodeiam e como a qualidade deles depende de você!

Quantas vezes durante uma discussão com o namorado, com os pais, amigos, colegas de trabalho perdemos a cabeça por não aceitar alguma opinião ou ideia discordante da nossa e levantamos a voz ou choramos ou damos uma má resposta?

Nossos relacionamentos estão intimamente ligados a como eu me vendo para as pessoas e como controlo minhas emoções. Nós todos somos vendedores, nos vendemos todo o tempo! Vendemos nossos valores e ideias para nossos pais para convencê-los que somos responsáveis e podemos sair à noite, que podemos dirigir, do porquê querermos cursar determinado curso de graduação, de porquê namoramos determinadas pessoas e assim vai. Da mesma forma para nossos amigos, namorados, clientes, etc que só fazem parte do seu ciclo de relacionamento porque compram seus valores e ideias.

Isto é, a forma que eu me vendo depende exclusivamente de mim! Esse é um ponto muito importante! A ideia de autorresponsabilidade, a ideia que minha vida depende de mim, que meus atos dependem de mim e tem uma consequência, de que eu sou responsável pelo meu destino e pelas pessoas e pela forma com que me relaciono com elas.

Outro ponto importante é como eu mostro minhas emoções para elas. Eu tenho controle disso? Sim, todos podemos controlar nossas emoções! Até porque não é questão de querer ou não, pois ou controlamos nossas emoções ou elas nos controlam e isso tem um preço! Explosões em casa, no trabalho que prejudicam nossa carreira e nossos relacionamentos profissionais e pessoais.

Profissionalmente podemos perder aquela promoção tão esperada porque não temos inteligência emocional suficiente para liderar uma equipe. Sabemos que o relacionamento com o gestor tem relação direta com a produtividade e com a continuidade ou não do colaborador na empresa e até naquela carreira. Em casa, podemos perder um casamento, uma amizade antiga por não saber colocar nossas ideias de forma tranquila nem tão pouco ouvir e entender o ponto da outra pessoa.

Ter empatia, saber ouvir, melhorar seus argumentos e apresenta-los de forma clara e não agressiva, se autoconhecer para identificar os gatilhos que te fazem perder a calma e trabalhar esses pontos (controle emocional), saber dar e receber feedbacks produtivos, saber gerir conflitos tudo isso são pontos importantes que o Coaching desenvolve em você. Ter relacionamentos saudáveis e duradouros é essencial para nosso crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal. Nascemos para nos relacionar e nos ajudar na jornada da vida e, se feito, com carinho e respeito, seremos sempre bem quistos e cada vez mais requisitados.

Pense nisso: “100% dos clientes são pessoas, 100% dos empregados são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”. (Simon Sinek, consultor e escritor). O mesmo é válido para sua família, amigos, namorado, marido! Tudo na vida gira em torno de pessoas e de como nos relacionamos com elas!

Quer saber mais em como o Coaching pode te ajudar a melhorar seus relacionamentos, me mande uma mensagem!

Compartilhar.

Sobre o Autor

Carola Magnabosco

Coach especializada em Carreiras pela Sociedade Brasileira de Coaching. Economista pela Esalq/USP, com MBA em Gestão Estratégica e Marketing. Experiência de dez anos atuando com gestão, projetos e inteligência de mercado em grandes consultorias e grupos agropecuários.

Deixe Seu Comentário