terça-feira, outubro 23

A importância da Gestão de Custos em Operações Mecanizadas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Buscando maximizar a produção com eficiência o produtor rural por meio operacional de suas atividades, utiliza-se de máquinas e implementos. Dessa forma, o investimento de maquinário é bem significativo, imobilizando o recurso financeiro do produtor, que se não forem bem geridos e otimizados nos processos se tornam prejuízo.

Sem dúvidas, ter um controle eficiente torna-se ainda mais necessário. É uma medida certa para a manutenção da saúde organizacional de uma empresa. Quando mal feito, invariavelmente interfere nos resultados planejados.

Dando foco especificamente a operação mecanizada os 3 principais elementos que deve-se levar em consideração ao se implantar um sistema de gestão são:

Pessoas: Profissional qualificado para operacionalização em campo caso a máquina necessite.

Processos: são suas rotinas, como você faz o procedimento diário, esses processos devem ser otimizados. A falta do conhecimento deles elevam o custo.

Produto: é atividade que desenvolveu dentro do que foi planejado, ou seja o seu orçamento sua programação e o seu custo que foram realizados dentro do programado.

O sucesso dessa necessidade depende da organização, planejamento e o controle do uso do maquinário que pode gerar resultado diante de uma simples planilha. O exemplo de planilha de registro de custos de veículos pode ser visto na imagem abaixo:

Os controles necessários são:

  • Inventário de máquinas e implementos,

  • Uso do maquinário,

  • Abastecimento,

  • Manutenção preventiva,

  • Manutenção corretiva.

Coletando as informações, no decorrer do processo o produtor passa para um estágio de decisão onde toda decisão tem uma escolha final. A escolha refere-se a qual o caminho mais adequado para o produtor tomar suas decisões.

Decisões como:

  1. Terceirizar ou investir no maquinário?

  2. As receitas são suficientes para cobrir os custos da atividade?

  3. O maquinário é o adequado para a operação? Gestão de Custos Operaç

Esse procedimento faz do produtor rural capaz de reduzir riscos de fracasso na lavoura, aumentar a qualidade do produto final, dos conjuntos mecanizados e do lucro. Não existe melhor forma de tomar decisão conhecendo as suas disponibilidades.

Nunca deixe de consultar um profissional habilitado para orientar e facilitar a implantação e analise dos seus controles.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Vanessa Sabioni

Graduada em Egenharia Agrônoma e Mestre em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa – MG. Atualmente cursa o MBA em Marketing ministrado pela Esalq-USP. CEO e Fundadora da Rede Digital AgroMulher.

Deixe Seu Comentário